Semana Acadêmica de Nutrição destaca a evolução da alimentação

  • Publicado em 19/05/2017
  • Notícias Nutrição
  • 2507

Os alunos do curso de Nutrição da Esamaz mostraram muita criatividade e conhecimento ao retratar a evolução da alimentação, desde os homens da caverna até os dias atuais. Esse foi o resultado de todos os trabalhos apresentados na abertura da V Semana Acadêmica de Nutrição, na unidade Municipalidade, em Belém, nesta quinta-feira, dia 18.

Segundo a professora Darlene Ramos, coordenadora do curso de Nutrição, os alunos mostraram os prós e contras dessa evolução. “ Os trabalhos revelam que os alimentos industrializados trouxeram alguns problemas como as doenças degenerativas, como diabetes, hipertensão e obesidade. Mas também houve muita coisa boa, como as dietas parenterais, que ajudam na reabilitação de pacientes”, explica ela.

A Semana Acadêmica reúne as 10 turmas do curso de Farmácia da Esamaz. O acadêmico João Capelari, do 5º semestre, estava na equipe que abordou o tema Nutrição Enteral, que é alimentação usada para pacientes que não conseguem ingerir os alimentos da forma convencional. Ele é aplicada através de sondas ou via oral “ Essa alimentação reúne proteínas carboidratos e gorduras hidronizadas”, disse ele.

Já a acadêmica Meri Souza, do 2º semestre, estava na turma que fez um estudo sobre a evolução de cinco alimentos: leite, ovo, margarina, manteiga e trigo. “ Nós fizemos uma pesquisa completa sobre esses produtos durante os últimos 30 anos. O ovo, por exemplo, passou de vilão a mocinho”, disse ela.

A gastronomia molecular também foi um dos temas abordados pela equipe da aluna Tatiane Picanço, do 3º semestre. “ São alimentos atrativos, como a gelatina, mas que não são tão saudáveis”, explicou a acadêmica.

Os alimentos industrializados foram detalhados através de uma peça teatral, um videoclipe, ciência da nutrição e a comercialidade. “ Tentamos mostrar tudo de uma forma bem clara e objetiva”, disse a caloura Lorena.

O fast food e o slow food também foram destacados no trabalho da equipe da acadêmica do 3º semestre Gabriela Albuquerque. “ A gente quis mostrar a diferença entre a alimentação rápida que é massificada pela publicidade e o prazer da boa alimentação, onde você saboreia a comida e sabe os detalhes sobre como ela chegou em sua mesa”, disse a aluna.

A V Semana de Nutrição continua nesta sexta-feira, dia 19, com apresentação de novos trabalhos sobre a evolução da alimentação. Todos os alunos da Esamaz estão convidados a participar do evento que começa às 19h30.

Texto e fotos: Christian Emanoel/ Assessor de Imprensa da Esamaz

Galeria de Imagens