Acadêmicos de Psicologia realizam ação educativa com pedestres e condutores de veículos

  • Publicado em 14/12/2022
  • Notícias Psicologia
  • 465

Com a intenção de sensibilizar a população sobre a importância do respeito ao condutor, bem como ao pedestre, acadêmicos do 10º período do curso de Psicologia do Centro Universitário da Amazônia - UNIESAMAZ realizaram no dia 23 de novembro, nas proximidades da Instituição, uma atividade educativa para esclarecer a comunidade sobre a importância do respeito no trânsito.

A ação faz parte dos conteúdos da disciplina Psicologia do Trânsito, ministrada pelo Professor Me. Francisco Aires Neto, que supervisionou toda a atividade dos alunos.

De acordo com o professor, esta área da psicologia não se refere mais apenas à avaliação psicrométrica do condutor para efeito de liberação para condução de veículo. “Esta área vê o trânsito, como um espaço de convivência social e, desta forma, traz a discussão do papel da psicologia não só como avaliativa de competências para a condução de veículos, mas como instrumento educativo, formador de pessoas com treino adequado, competências, repertórios, para a convivência nesta contingência diversa de espaço relacional, o trânsito”, afirmou.

A prática, pautada nos conteúdos teóricos vistos em sala de aula, tem como objetivo desenvolver no aluno uma proatividade em sua conduta profissional para criação de estratégias diversas em sua atuação cotidiana, trazendo-o para um repertório contingencial mais próximo de sua realidade.

Para a ação os alunos elaboraram um folder em sala de aula, de forma coletiva, com a proposta de se pensar em algo que a turma e disciplina pudesse cooperar para melhoria do trânsito no entorno da Instituição, visto a situação contingencial presente no repertório cotidiano de todos os alunos da UNIESAMAZ, no deslocamento para Instituição e a travessia em frente a esta, em uma faixa de pedestre ainda pouco respeitada pelos condutores de veículo. Nesse sentido foram escolhidas as temáticas, o perfil de comunicação (buscando também chamar a atenção do público infanto juvenil) e não focado apenas em leis mas em reflexões sobre o comportamento humano.

A ação promoveu uma grande interação entre os alunos com destaque para o trabalho em equipe, domínio do conteúdo da disciplina e proatividade.

Confira as imagens da atividade e faça o  download do folder elaborado pelos alunos abaixo.

ACESSE O FOLDER AQUI!

Galeria de Imagens