A Esamaz se transforma em Centro Universitário da Amazônia - UNIESAMAZ

  • Publicado em 19/08/2022
  • Notícias Diversas
  • 7168

A partir de agora, a Esamaz, uma das melhores instituições de ensino superior do Estado do Pará, passa a ser chamada de UNIESAMAZ - Centro Universitário da Amazônia.

A Escola Superior da Amazônia - Esamaz foi credenciada como Centro Universitário pelo Ministério da Educação (MEC), oficializado pela publicação da Portaria nº 625, de 18 de agosto de 2022, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) no último dia 19 de agosto de 2022.

O novo status e nomenclatura são frutos do reconhecimento pela excelência e, principalmente, pelo compromisso da comunidade acadêmica com o processo de ensino e aprendizagem nos seus 18 anos de história, conquistas e credibilidade na formação superior.

“Esse excelente resultado demonstra, definitivamente, que a Instituição está no caminho certo. Se tornar Centro Universitário representa mais possibilidades de crescimento para Instituição e, com isso, uma maior contribuição para o desenvolvimento sustentável da nossa região por meio dos profissionais que formamos”, afirma o Reitor Prof. Reinaldo Williams de Almeida Gonçalves.

O que acontece a partir de agora com essa mudança

Com a nova categoria administrativa, a UNIESAMAZ - Centro Universitário da Amazônia passa a ter autonomia universitária para a abertura de novos cursos, oferecendo mais opções de formação profissional para o nosso Estado. Estão previstas também ações em outros pilares da educação superior como, por exemplo, a pesquisa e a extensão universitária. Além disso, a Instituição poderá registrar os próprios diplomas, dando mais agilidade a esse tipo de processo.

Quais as diferenças entre Faculdade e Centro Universitário

No Brasil, as entidades de ensino superior são credenciadas como Faculdades, Centros Universitários ou Universidades. Cada um dos três níveis possui atribuições, compromissos e graus de autonomia diferentes.

Faculdades com a intenção de se tornarem Centros Universitários devem estar em funcionamento há, no mínimo, seis anos, com conceito igual ou superior a quatro na avaliação institucional externa, no ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Assim, transformam-se em Centros Universitários instituições de ensino superior que abrangem diferentes áreas do conhecimento, e que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar, avaliados pelo MEC/INEP de forma criteriosa.

Vem novidades por aí

Alinhado a esses fatores, para os semestres letivos com início em 2023, serão acrescentados novos cursos de graduação à grade de opções da UNIESAMAZ.

Outra novidade é o Hospital Veterinário para prática de nossos alunos do curso de Medicina Veterinária. Com o convênio firmado entre a UNIESAMAZ e o Aysú – Hospital Veterinário, nossos alunos contarão com uma infraestrutura de ponta em consultórios, centro cirúrgico, diagnósticos por imagem e laboratórios, onde poderão participar ativamente da rotina do hospital, acompanhando os atendimentos clínicos e procedimentos anestésicos e cirúrgicos em diversas espécies animais, sempre sob a supervisão de um Médico Veterinário.

Para a nossa Vice-reitora, Profa. Rita Nazaré de Almeida Gonçalves, o planejamento de novos cursos, aliados as novas estruturas que serão disponibilizadas aos acadêmicos da Instituição reforçam ainda mais a intenção de seguir investindo em nossa região, inovando e atendendo às necessidades da população em geral. “Nós queremos estreitar ainda mais a relação da Instituição com a comunidade, fornecendo serviços de qualidade à população do entorno, propiciando para os nossos alunos a vivência da profissão na prática”, finaliza.

Agradecimentos

A UNIESAMAZ, através da sua Reitoria, agradece a todos que fizeram parte dessa conquista, nossos professores e coordenadores, nossos alunos e egressos, colaboradores e amigos que foram personagens fundamentais na construção desta história. Nosso muito obrigado!

Ah! Compartilhe essa notícia com seus amigos e familiares: agora você faz parte da UNIESAMAZ - Centro Universitário da Amazônia.