Aberto convite para Integrantes de ONGs de proteção animal participarem da Comissão de Ética no Uso de Animais da UNIESAMAZ

  • Publicado em 16/06/2022
  • Notícias Medicina Veterinária
  • 132

As organizações não-governamentais dedicadas à proteção de animais, legalmente estabelecidas, com representatividade no Estado do Pará e CNPJ estabelecido podem manifestar interesse de compor a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UNIESAMAZ - Centro Universitário da Amazônia (CEUA/UNIESAMAZ).

A CEUA UNIESAMAZ tem como função regulamentar todas as atividades envolvendo a criação e a utilização de animais em atividades de ensino e/ou pesquisa na Instituição, cumprindo, nos limites de suas atribuições, o disposto na Legislação Nacional, considerando os princípios éticos, a relevância do propósito científico e o impacto de tais atividades sobre a preservação da vida, o bem-estar e a proteção dos animais.

Possui caráter independente, multiprofissional, de múnus público com papel consultivo, deliberativo, educativo e vinculativo quanto a sua atividade fim. É formada por médicos veterinários, biólogos, pesquisadores, professores Centros de Ensino da UNIESAMAZ e de representantes de membros de sociedade protetora dos animais.

Os integrantes devem receber projetos de pesquisa e/ou planos de aula para análise e emissão de parecer provisório. Esse documento temporário é discutido pelos membros nas reuniões da CEUA para emissão do parecer final, a ser enviado para o proponente. Outros assuntos pertinentes à área também poderão ser objeto de discussão nos encontros que ocorrem uma vez ao mês, de acordo com calendário a ser definido para o ano de 2023.

O trabalho é realizado de forma voluntária, sem que haja gratificação remunerada para a atividade.

Caso haja interesse em fazer parte da CEUA UNIESAMAZ ou indicar um membro desta ONG, basta enviar ofício de indicação formal de representante da entidade interessada, curriculum lattes do candidato; cópia autenticada do Diploma de Graduação através do e-mail ceua@uniesamaz.com.br até o dia 05/05/2023.