Você sabe o que é Ética Profissional?

  • Publicado em 24/10/2017
  • Notícias Diversas
  • 373

Ter uma carreira de sucesso abrange inúmeros fatores, dentre eles está o planejamento e aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento de competências e cultivo de relacionamentos interpessoais. Entretanto, muitos profissionais esquecem que a conduta ética no ambiente de trabalho e tão importante quanto as habilidades técnicas.

Nesse contexto, a Ética é o conjunto de princípios e valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade. As organizações seguem os padrões éticos sociais, aplicando-as em suas regras internas para o bom andamento dos processos de trabalho, alcance de metas e objetivos.

A ética profissional proporciona um exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento e confiabilidade. A recompensa desse exercício diário é ser reconhecido, não só pelo seu trabalho, mas também por sua conduta exemplar.

Em seu artigo, o Master Coach José Roberto lista exemplos de Atitudes Corretas no Trabalho, confira:

Responsabilidade

O profissional deve manter uma postura coerente com seu trabalho e manter para si os dados que lhe foram confiados, com a finalidade de garantir o sigilo necessário.

Integridade

É necessário manter a transparência nas atividades exercidas, ser honesto com o gestor direto e demais profissionais, garantindo que todos sejam influenciados positivamente com seu trabalho, de forma direta ou indireta.

Meritocracia

Promover um liderado por favoritismo ou afinidade, além de ser antiético, não é nada profissional. Lembre-se que a sua credibilidade é o bem mais precioso que um colaborador pode ter, uma vez perdida, dificilmente pode ser recuperada.

Humildade

No meio corporativo, são tomadas todas as medidas para que os equívocos não ocorram, porém empresas são feitas de pessoas, e, portanto, os erros se fazem presente uma vez ou outra. Se uma dessas situações acontecer com você, seja humilde para reconhecer a falha e corrigi-la, a fim de que não gere maiores prejuízos.

Comprometimento

O compromisso do profissional se aplica sistemicamente. Em primeiro lugar, ele deve se comprometer com o próprio desenvolvimento contínuo e se comportar de maneira concordante com sua linha de pensamento, ou seja, agir para alcançar suas metas e objetivos, e o único caminho é a entrega dos resultados solicitados pela empresa. Em segundo lugar e não menos importante, ele deve estar comprometido com os colegas de trabalho, com os líderes e o público da marca. Ao desempenhar sua função com excelência, automaticamente estará contribuindo com o todo.

Abordando essa temática, a Esamaz irá realizar nos dias 26, 27 e 28 de outubro o V Simpósio Esamaz, com tema: “Ensino, pesquisa e comportamento ético”, na unidade Municipalidade. Na ocasião, o curso de Fisioterapia irá realizar o Simpósio Acadêmico de Fisioterapia nos dias 25, 26 e 27 de outubro, na mesma unidade.

Não perca esta oportunidade, inscreva-se já.

Para mais informações sobre o Simpósio de Fisioterapia, entre em contato com a coordenação por meio dos números: 9834475479 (Darlene), 981773393 (Gladson) ou 991318177 (Manoela).

Com informações do Instituto Brasileiro de Coaching