Vem aí a 6ª Semana Acadêmica do Curso de Psicologia da Esamaz

  • Publicado em 28/04/2017
  • Notícias Psicologia
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"Agendem-se! Dias 17, 18 e 19 de maio ocorrerá a  6ª Semana Acadêmica de Psicologia da ESAMAZ - VI SAPE. Com o tema 'Arte, Cultura e Subjetividade: Diversidade na Clínica', docentes e discentes do curso de psicologia pretendem suscitar discussões sobre as várias possibilidades de intervenções na clínica psicológica, das clássicas até as mais contemporâneas, inclusive ampliando o debate sobre Interdisciplinaridade e sobre o que tem função terapêutica nas práticas Psi. Não percam o período de inscrições para esse tão importante evento acadêmico e também atentem para o período de submissão de trabalhos científicos, a serem apresentados durante a semana acadêmica.

Pra já irem sentindo uma prévia do evento, confirmamos a apresentação da Orquestra de Violoncelo da Amazônia, seguida de uma palestra sobre Transtorno de Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem, ministrada pelo regente da Orquestra, Prof. P.H.D. Áureo de Freitas, o qual desenvolve um trabalho junto a crianças autistas, crianças com dificuldade de aprendizagem e, ainda, crianças Down, por meio do laboratório de música da UFPA.

Em breve anunciaremos a programação completa. Inscreva-se já!!”

SAIBA TODAS AS INFORMAÇÕES DO EVENTO AQUI:

VI SEMANA ACADÊMICA DE PSICOLOGIA DA ESAMAZ - SAPE 2017

 

  • TÍTULO: Arte, Cultura e Subjetividade: Diversidades da Clínica

 

Desde quando a Psicologia se ocupa da subjetividade, esta nos mostra suas diversas facetas, formas de expressão e de constituição. A arte e a cultura são vias privilegiadas para investigação e compreensão da experiência subjetiva, e que exigem da clínica, campo de atuação que supera as paredes intimistas do consultório psicoterápico, sua renovação e ampliação constantes. É neste sentido que a VI Semana Acadêmica de Psicologia convoca a comunidade científica para discutir as relações possíveis entre arte, cultura e subjetividade e seus efeitos sobre clínica ampliada.

?Organização: Docentes e discentes do curso de Psicologia.

?Data: 17, 18 e 19 de Maio de 2017.

?Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

  • Locais: Auditório da Esamaz (Municipalidade).



  • INSCRIÇÕES:

?Alunos da IES – R$ 20,00

?Alunos de outras IES – R$ 30,00

?Profissionais – R$ 50,00



  • SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

 

Somente poderão submeter propostas de atividades os que estiverem devidamente inscritos na VI SAPE. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado obrigatoriamente em caso de aceitação da proposta para compor a programação da Reunião Anual. Não é necessária a inscrição de coautores que não participarão da VI SAPE. A aceitação da proposta estará condicionada à avaliação da Comissão Científica e ao ato da inscrição. Serão aceitos trabalhos na forma de painéis e mesas - redondas, oficinas e intervenções artísticas. Cada inscrição permitirá a apresentação de até 2 (dois) trabalhos por autor. A participação em coautoria e o número de autores por trabalho não serão limitados.

 

Solicitamos especial atenção ao preenchimento dos formulários porque dele depende o posterior contato com os participantes, a emissão correta de crachás e certificados, o planejamento do Programa Científico sem sobreposição de atividades para um mesmo apresentador, entre outros itens importantes da organização.

 

Os trabalhos deverão versar sobre os seguintes eixos temáticos:

 

  • A Arte como inscrição de processos culturais e subjetivos;

 

  • Clínica Tradicional X Clínica Ampliada: a arte como via de ressignificação do dispositivo clínico;

 

  • Artista e Espectador(x): posicionamentos possíveis ao sujeito;

 

  • Aspectos Cognitivos e Processos Psicoterápicos facilitados pelos recursos artísticos;

 

  • Arteterapia e Saúde Mental.



As categorias de trabalhos são:

  • ?  PAINÉIS

 

Podem ser propostos por professores, pesquisadores, discentes e profissionais de Psicologia, ou áreas afins. No painel devem constar: título, nome(s) do(s) autor(es), instituição do(s) autor(es), dados da pesquisa e agência financiadora, quando houver. Os painéis deverão ser fixados no dia e horário a serem estipulados pela Comissão Organizadora para o início da atividade e retirado pelo(s) autor(es) imediatamente após o término da sessão. É obrigatória a presença do apresentador no local da exposição durante o período estabelecido pela Comissão de Organização. Os autores serão informados por e-mail. O resumo deve ter entre 200 e 250 palavras. Serão selecionados 40 (quarenta) painéis que serão expostos em 4 (quatro) momentos com duração de 1 (uma) hora.

 

  • ?  MESAS-REDONDAS

 

As mesas-redondas reunirão 3 (três) trabalhos com enfoques diferentes para um tema de investigação, podendo ser propostas por professores, pesquisadores, discentes e profissionais de Psicologia, ou áreas afins. As mesas serão coordenadas por um dos apresentadores. Cada resumo deve ter entre 200 e 350 palavras.





  • INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS:

 

As intervenções artísticas são propostas de transmissão de conhecimento a partir de recursos estéticos cênicos, plásticos, lúdicos, cinematográficos, literários e/ou musicais. Devem ter: Título, Resumo (de 350 a 500 palavras) da Intervenção, especificando objetivo, métodos, instrumentos, espaço necessário, número mínimo e máximo de participantes. A intervenção artística deverá ter duração mínima de 1 hora a 2 horas.

 

?SESSÃO COORDENADA

 

As Sessões Coordenadas têm como objetivo a apresentação de relatos de pesquisa sobre um mesmo tema, desenvolvidos por grupos ou pesquisadores distintos, provenientes de pelo menos duas instituições diferentes. A duração das sessões será de até 2h, com a participação de no mínimo quatro e no máximo seis apresentadores. Os resumos serão apreciados separadamente e devem atender às Normas para submissão de Resumos.



  1. NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS

 

Os resumos devem ser encaminhados por e-mail comissaosape@gmail.come

 

acordo com as seguintes especificações:

 

  • Apresentado e editado em WORD, versão 6 ou posterior, Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, com margens de 3 cm para todos os lados, para papel A4. Na primeira linha deve constar em negrito o título do trabalho, em letras maiúsculas, em alinhamento centralizado, contendo no máximo 12 palavras. Na linha seguinte, em alinhamento centralizado, o(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, com iniciais em letra maiúscula, seguidos da sigla da instituição a que se vinculam, entre parênteses, com alinhamento à direita. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado e deve constar o título do trabalho de cada autor juntamente com seu endereço




eletrônico.




  • Duas linhas abaixo, iniciar o corpo do texto, apresentando o resumo em parágrafo único, em alinhamento justificado, com espaçamento simples, contendo: introdução, desenvolvimento e conclusão. Deverá conter de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, em letra minúscula e separadas por ponto e vírgula.

 

 

  • Quando houver, especificar a fonte de financiamento ou agência financiadora do trabalho.



  • NORMAS PARA A CONFECÇÃO DE PAINÉL.

?A confecção do painel deve ser realizada somente após o aceite do trabalho;

?O painel deve ser impresso no tamanho de 0,90m (largura) x 1,0m (altura);

?O título do trabalho deverá ser o mesmo do resumo aceito para apresentação;

 

  • O painel deve ser fixado em horário a ser estipulado pela Comissão Organizadora e retirado pelo(s) autor(es) imediatamente após o término da sessão.



  1. AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

 

Os resumos serão submetidos via e-mail comissaosape@gmail.com, avaliados pelos membros da Comissão Científica do evento, após a confirmação da inscrição do autor principal, podendo ser aceitos, aceitos com modificações formais ou rejeitados. Os autores aceitam antecipadamente que as modificações formais sejam realizadas pela Comissão Científica.

 

Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: (a) adequação do título do trabalho, (b) fundamentação e relevância do estudo, (c) qualidade gramatical do texto, (d) objetividade, (e) adequação do método aos objetivos propostos, (f) clareza na apresentação dos resultados e sua discussão e (g) cumprimento das normas de elaboração dos resumos.

 

O resultado da avaliação dos trabalhos será informado por e-mail ao autor principal. Em caso de recurso quanto a não aceitação do trabalho, este deverá ser enviado por e-mail para a Comissão Científica, num prazo de até 72 (setenta e duas) horas após o recebimento do resultado; caso o trabalho seja reconsiderado, será comunicado por e-mail ao autor principal no prazo de 7 (sete) dias.



  1. SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

 

O período de submissão dos trabalhos será até às 23:59h, do dia 06 de maio de 2017. Trabalhos enviados após este prazo não serão avaliados pela Comissão Cientifica da V SAPE.

 

  1. PROGRAMAÇÃO

 

A programação do evento será divulgada a partir da segunda semana de maio de




OBS. Maiores informações – comissaosape@gmail.com





COMISSÃO ORGANIZADORA SAPE



Belém, 20 de Abril de 2017