Medicina Veterinária da Esamaz realiza I DIA VET, em Belém

  • Publicado em 10/09/2019
  • Notícias Medicina Veterinária
  • 1996

O curso de Medicina Veterinária da Esamaz promoveu o seu I Dia Vet, ontem(09), em Belém. O evento ocorreu auditório da Esamaz - Polo Municipalidade e teve como tema "Medicina Veterinária e sua contribuição frente as adversidades locais". Uma extensa programação de palestras proporcionou aos acadêmicos o compartilhamento de experiências e conhecimento durante todo o dia.

O evento foi aberto pela Coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Edwana Monteiro. Participaram da mesa, o Diretor Acadêmico, professor Roberto Alcântara e a Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária Dra. Maria Antonieta Martorano Priante.

O Dr. Neuder Wesley França da Silva, Médico Veterinário da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará - SESPA, iniciou a programação científica com a palestra "Quiroptologia: O Papel do Veterinário na Conservação e Controle de Morcego de Interesse na Saúde Pública". Em seguida os acadêmicos participaram da palestra sobre "A Importância dos Primatas nas Pesquisas Biomédicas", ministrada pelos Médicos Veterinários do Instituto Evandro Chagas, Dr. José Muniz e Dra. Lanna.

O Empreendedorismo no Merdado Pet também foi tema da palestra ministrada pelo Médico Veterinário Dr. Tarcísio Mesquita, diretor geral do Hospital Veterinário Belém - HVB que é conveniado com a Esamaz para a prática de nossos alunos.

"As Atuações do Médico Veterinário nas Unidades de Vigilância de Zoonoses" foi tema da palestra ministrada pelo Médico Veterinário Dr. Eliomar Sousa, do Centro de Controle de Zoonoses, e "Biotecnologias na Reprodução Animal" o tema da palestra do Médico Veterinário Dr. Sebastião Rolim Filho, que atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA na área de Reprodução Animal.

O Dr. Manoel Damasceno, Médico Veterinário responsável pelo setor de qualidade do frigorífico MAFRINORTE, que também é conveniado com o curso de Medicina Veterinária da Esamaz, ministrou a palestra com o tema "Atuação do Médico Veterinário no Setor de Qualidade de Produtos Cárneos". 

Encerrando a programação do I Dia Vet, a palestra sobre "Manejo e Conservação de Quelônios na Amazônia" foi ministrada pelo Médico Veterinário Dr. Cláudio Guimarães.

Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Esamaz, Profª Edwana Monteiro, o I Dia Vet foi sem dúvidas um marco inicial nas atividades científicas a serem realizadas pelo curso. Superou nossas expectativas em todos quesitos, organização, público e principalmente na qualidade das palestras. "Os nossos alunos estão de parabéns por todo empenho para que o evento fosse um sucesso", finalizou.

O I Dia Vet do curso foi organizado pelos alunos, coordenação e professores de Medicina Veterinária da Esamaz e fez parte das comemorações pelo Dia do Médico Veterinário, comemorado em todo Brasil neste 09 de setembro.

Galeria de Imagens