I Ação Social e Ambiental da Esamaz reúne alunos e professores em prol da saúde e do meio ambiente

  • Publicado em 24/11/2019
  • Notícias Medicina Veterinária
  • 1023

"Biodiversidade, Preservação, Sustentabilidade e Educação Ambiental/Social", foi tema da I Ação Social e Ambiental da Esamaz, que levou informação às famílias que moram nas comunidades TETE e São Joaquim, que ficam ao entorno da Fazenda Escola da Esamaz, em Castanhal. O evento ocorreu das 9h às 13h de sexta-feira (22) e atendeu 60 pessoas dessas comunidades.

Desenvolvida pelo curso de Medicina Veterinária da Esamaz, o evento, com cunho social e ambiental, foi em parceria com outros cursos da Instituição de ensino, como Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Arquitetura e Educação Física. Além de informações sobre os cuidados com o meio ambiente, todos os cursos ofereceram alguns serviços para os pais e crianças da comunidade, como atividades lúdicas, com interação educativas, desenvolvidas pelos alunos do curso de Educação Física.

Os alunos dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia ministraram palestras, além de prestar outros tipos de serviços, como verificação de pressão arterial, glicemia e orientações sobre o descarte adequado de medicamentos. Os alunos do curso de Medicina veterinária fizeram aplicação de questionário na comunidade, para ver as possíveis doenças que são acometidas ao homem e advém do animal, como doença de raiva. Para a professora do curso de Medicina Veterinária da Esamaz, Edwana Monteiro, o evento também foi o início das atuações dos projetos de extensão nessas comunidades. "Eu espero que possamos, cada vez mais, aprimorar e atender mais e mais pessoas das comunidades", disse a professora.

O Vice-Diretor Geral da Esamaz, Reinaldo Gonçalves, visitou o evento e parabenizou a programação. "Foi gratificante ver o empenho de todos os coordenadores, professores e, principalmente, dos nossos alunos nesse projeto onde puderam colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula", afirmou.

Toda a equipe que participou da Ação, ao todo 50 pessoas, entre alunos e professores, agradeceram o acolhimento das coordenadoras das comunidades que apoiaram a programação. No evento, as crianças das comunidades agradeceram aos alunos e professores realizando uma encenação sobre o Dia da Consciência Negra, desfilaram e recitaram poemas feitos por eles mesmos, é lógico que não poderiam ficar sem ganhar brinquedos e bombons dos alunos da Esamaz. Foi um dia divertido.

Galeria de Imagens