Dia do Psicólogo é comemorado com vasta programação na Esamaz

  • Publicado em 16/09/2015
  • Notícias Psicologia
  • 1219

As atividades foram realizadas durante todo o mês de agosto. Nos dias 10 e 11/08 foi realizado  o Mini-curso: Clinica Ampliada: dispositivos de produção de saúde nas psicologias social-comunitária, escolar, política e institucional. A ideia foi de discutir os aspectos políticos e sociais que atravessam o desenvolvimento do atendimento clínico e das diversas práticas psicológicas, exigindo postura crítica e ética dos profissionais de psicologia. O evento conferiu 10h/a aos participantes e foi conduzido pela Profa. Dra. Flávia Cristina Silveira Lemos. O público girou em torno de 100 participantes, sendo que da Esamaz, cerca de 60 estudantes de Psicologia participaram efetivamente.

No dia 11/08, às 18h30, em meio a animado coquetel, foi realizado o lançamento do livro: “Psicologia Social, Direitos Humanos e História – transversalizando acontecimentos do presente. Importante destacar que essa obra contou com 18 artigos e 38 autores de várias Instituições de Ensino Superior do Pará e do Brasil. Destaque importante para a assinatura de artigos por parte de membros do corpo docente da ESAMAZ, Profa. Giane Souza e Prof. Marcelo Moreira. Os artigos versam sobre análises de práticas profissionais nas áreas sociais e em políticas públicas, onde o fazer da Psicologia desempenha atuação essencial para o bom desenvolvimento destas ações.

Nos dias 26 e 27/08 no auditório da ESAMAZ ocorreram palestras e mini-cursos alusivas às comemorações ao Dia do Psicólogo, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia, 10ª região. Foi um momento de intensos debates, promovidos por profissionais da Psicologia com reconhecido destaque em suas respectivas áreas de atuação.

No dia 26/08, das 08 às 08h30: Dinâmica de aquecimento e boas-vindas com a Profa. Tássila Albuquerque; Das 08h30 às 10h: Mesa “Práticas de Cuidado em Saúde”, com membros do grupo de estudos e pesquisa “Saúde na Amazônia”; Das 09h às 11h30: Oficina “Desenhando a Psicologia”, sob a coordenação da Profa. Renata Louzada.

Dia 27/08, das 08h30 às 09h: Palestra “Ética na formação e na atuação dos/as Psicólogos/as” com o Psicólogo Heber Calandrine; Das 09h30 às 11h: Palestra “Psicologia do Esporte: possibilidades e desafios”, com a psicóloga Louise Lourenço Escócio de Faria.

As atividades pela comemoração ao Dia do Psicólogo além de alcançarem toda a comunidade de psicologia da ESAMAZ – alunos, professores, supervisores e preceptores de estágios – também expandiu os muros da nossa IES e fortaleceu as parcerias com o Conselho Regional de Psicologia e com vários profissionais atuantes que auxiliaram sobremaneira na formação dos discentes de psicologia da ESAMAZ.

Galeria de Imagens