Curso de Direito da Esamaz realiza Cerimônia da Faixa pela primeira vez no Pará

  • Publicado em 14/06/2019
  • Notícias Direito
  • 3782

Os alunos do 1º e 2º semestres do Curso de Direito da Esamaz receberam nesta quinta-feira, dia 13, a Outorga da Faixa, em cerimônia realizada no auditório da Unidade Municipalidade, em Belém. Os alunos do 1º semestre receberam a Faixa Branca e os alunos do 2º semestre, a Faixa Amarela.

A Outorga leva o nome do juiz Elder Lisboa Ferreira da Costa, que faleceu no ano passado. Ele foi homenageado por ter sido o primeiro Coordenador do Curso de Direito da Esamaz. Foi ele que teve a idéia de criar a Cerimônia da Faixa em Belém, inspirado na experiência que viveu na Universidade de Salamanca, na Espanha, onde fez Doutorado. A entrega da Faixa é um ato tradicional realizado em instituições de ensino superior em quase todos os países da Europa e constitui momento solene que marca a oficialização do Curso de Bacharelado em Direito, bem como o progresso do ensino e aprendizagem adquiridos por cada discente. A entrega de faixas é realizada em sessão pública, solene e formal.

A Esamaz é a primeira faculdade do Estado do Pará a entregar a Outorga para os alunos. Segundo o Coordenador do Curso de Direito, professor Carlito Lobo, a cada semestre conquistado os alunos irão receber uma faixa de cor diferente até chegar no último semestre, quando receberão a faixa vermelha, que é a cor do Direito.

“Nós realizamos esse evento buscando a qualidade de ensino dos nossos alunos. A cerimônia da faixa também representa a oficialização do nosso Bacharelado , bem como o progresso da aprendizagem acadêmica”, disse ele.

A cerimônia foi aberta pelo professor Paulo Victor Corrêa. Antes da entrega das faixas, a Esamaz prestou uma homenagem ao Juiz Elder Lisboa. Um vídeo mostrou um pouco da história de sucesso do magistrado. A mãe dele, Dona Benedita Lisboa, recebeu um buquê de flores. “ Estou muito emocionada. Sinto saudades dele todos os dias. Ele era muito estudioso e inteligente. Um filho exemplar”, disse ela.

A mesa de autoridades da cerimônia foi composta pela Desembargadora Maria de Nazaré Saavedra (Corregedora de Justiça da Região Metropolitana de Belém/ TJE-Pa); Antonio José Mattos (Presidente da Academia Paraense de Letras Jurídicas); o vereador Henrique Soares (Câmara Municipal de Belém); Francisco Freitas (Presidente da Caixa de Advogados da OAB/Pa); o juiz de direito Augusto Carlos Correa Cunha ( Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará); Franssinete Florenzano (Presidente da Academia Paraense de Jornalismo) e o professor Roberto Alcântara (Diretor Acadêmico da Esamaz), que representou o Diretor Geral da Esamaz, professor Reinaldo Williams Gonçalves.

O auditório da Esamaz ficou lotado de familiares dos alunos que receberam as faixas. A acadêmica Luciene de Nazaré Freitas Brito, do 1º semestre, recebeu o Certificado de Destaque Acadêmico. Durante a cerimônia os alunos Andrea Brito e Gilvandro Mácola fizeram homenagem aos professores do curso de Direito da Esamaz.

Para o Diretor Acadêmico da Esamaz, professor Roberto Alcântara, a faixa traz mais responsabilidade para os alunos. “ Eles precisam entender que a aplicação do conhecimento adquirido precisa ser colocado em prática dentro da faculdade e na vida profissional”, disse ele

A desembargadora Maria de Nazaré Saavedra elogiou a iniciativa da coordenação do curso de homenagear o juiz Elder Lisboa. Ela ficou bastante emocionada durante o discurso na cerimônia. “ Os alunos devem tê-lo com um exemplo. Todas as obras que ele nos deixou tem um grande valor”, disse ela.

Christian Emanoel

Assessor de Imprensa da Esamaz

 

Galeria de Imagens