Em parceria com a UNIESAMAZ, IBDU promoverá I Seminário Amazônico de Direito Urbanístico em Belém

  • Publicado em 25/03/2024
  • Notícias Diversas
  • 78

No próximo dia 13 de abril de 2024, o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) realizará o I Seminário Amazônico de Direito Urbanístico, que será sediado no Centro Universitário da Amazônia - Uniesamaz, em Belém-PA. Com o tema “O Urbano Ambiental: reflexões para 30º COP”, o evento tem como propósito debater questões sobre o direito à cidade, especialmente com foco na realidade urbano-amazônica.

O seminário terá dois eixos temáticos: 1) Emergência climática e 2) Disputa pelo território urbano. Para o IBDU, essas discussões não apenas destacam os desafios enfrentados pela região, mas também contribuem para a formulação de horizontes de gestão territorial capazes de fortalecer a resiliência dos territórios urbanos diante do contexto de emergência climática.

A abordagem do evento será pautada pela comparação e análise das experiências do modo de vida amazônico, aliadas à epistemologia dos pesquisadores da região, buscando assim identificar respostas efetivas para os desafios impostos pelo contexto climático crítico.

O I Seminário Amazônico propõe uma abordagem descolonizada do direito à cidade, por meio do resgate do conhecimento representado pelo “direito achado na floresta”, com vistas a promover um debate construtivo sobre o futuro sustentável da Amazônia e das áreas urbanas que a integram.

As inscrições poderão ser realizadas aqui: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO!

Galeria de Imagens