Cerimônia do Jaleco 2024-1 marca o início da jornada acadêmica para os alunos da área da saúde na Uniesamaz

  • Publicado em 14/03/2024
  • Notícias Diversas
  • 426

O jaleco, além de ser uma vestimenta emblemática, carrega consigo um profundo significado para os estudantes da área da saúde. Ele representa não apenas a identidade profissional, mas também o compromisso ético e responsável que cada aluno assume ao iniciar sua jornada acadêmica. Na Uniesamaz, essa importância é reconhecida e celebrada por meio da Cerimônia do Jaleco.

Ontem, dia 14 de março, a instituição recebeu seus alunos de diversos cursos da área da saúde para duas cerimônias marcantes. Os estudantes dos cursos de Odontologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Medicina Veterinária e Educação Física foram agraciados com seus jalecos, simbolizando não apenas o início de uma nova etapa acadêmica, mas também o comprometimento com suas futuras profissões.

A abertura solene das cerimônias ficou a cargo da Profa. Elizângela Mendonça, Pró-reitora de graduação da instituição, que ressaltou a importância desse momento para os alunos e para a comunidade acadêmica como um todo.

Durante cada cerimônia, foi realizada uma palestra proferida pelo Prof. Sávio Pinheiro, que abordou a relevância do uso correto do jaleco na prática profissional. O professor destacou os cuidados necessários para garantir a segurança e a higiene, enfatizando o compromisso que os alunos assumem ao vestirem essa vestimenta tão simbólica. Além disso, foram discutidas as medidas de proteção contra riscos biológicos, ressaltando a importância do profissional da saúde estar sempre atento e preparado para garantir a segurança tanto dos pacientes quanto de si mesmo.

A Cerimônia do Jaleco foi dividida em dois momentos distintos para acomodar todos os cursos envolvidos. Na primeira cerimônia, realizada às 08:00h, os estudantes dos cursos de Odontologia, Biomedicina, Enfermagem e Farmácia receberam seus jalecos com orgulho e emoção. Já na segunda cerimônia, ocorrida às 10:00h, foi a vez dos alunos de Educação Física, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia vivenciarem esse momento especial.

A Cerimônia do Jaleco não é apenas um evento protocolar, mas sim um momento de celebração e reflexão para os futuros profissionais da saúde. É o início de uma jornada marcada pelo compromisso, pela dedicação e pelo cuidado com o próximo, valores essenciais que permeiam toda a formação oferecida pela Uniesamaz. Que esses novos portadores de jaleco possam trilhar um caminho de sucesso e contribuir para uma sociedade mais saudável e justa.

Confira como foi!

Galeria de Imagens