Semana Acadêmica de Farmácia da Esamaz encerra com recorde de participantes

  • Publicado em 18/05/2017
  • Notícias Farmácia
  • 3159

Cerca de 700 alunos, entre acadêmicos de Farmácia da Esamaz e de outras instituições de ensino,  participaram da VI Semana Acadêmica que aconteceu no Belém Hall Eventos, nos dias 16 e 17 de maio.

O último dia foi dedicado a palestras sobre os medicamentos fitoterápicos. O professor e mestre Felipe Mesquita falou sobre: “ Estudos Pré-Clínicos de Agentes Fitoterápicos com ação Antitumoral”.  O professor e mestre Christian Lameira falou sobre: “ Fitoterápicos-Mitos e Verdades”.
Uma das palestras mais concorridas da noite foi a da professora Kallyne Costa  que é especialista em Fitoterápicos. Ela falou sobre : “ Prescrição de Fitoterápicos e Farmácia Viva”.

Segundo ela a Fitoterapia cresceu muito nos últimos 10 anos e o farmacêutico tem papel fundamental para o uso correto desses medicamentos. “ Essa palestra é uma forma de mostrar a essência desses medicamentos pra eles. E como eles podem transformar a cultura popular em ciência”, disse ela.

O professor e mestre Luan Sena falou sobre: “ Gestão e Marketing no Varejo Farmacêutico”, onde ele apontou a importância do profissional  mostrar seu valor à sociedade. “ Isso pode ser feito, por exemplo, através das redes sociais que são muito fortes hoje”, disse ele.

Para a estudante do 4º semestre de Farmácia da Esamaz, Mayana Rangel, a Semana Acadêmica foi um sucesso. Ela participou de uma equipe que pesquisou os poderes fitoterápicos do maracujá . “ Ele é calmante, sedativo e serve pra tratar inúmeras sintomas”, explicou a acadêmica. Ainda segundo ela já existem vários medicamos feitos a base da fruta.

O Coordenador do Curso de Farmácia da Esamaz , Mário Martins, ficou bastante entusiasmado com a participação dos alunos no evento. “ A Fitoterapia tem tudo a ver com nossa região Amazônica e esse tema chamou bastante atenção deles”, disse ele.
Mário também destacou que o farmacêuticos podem prescrever medicamentos fitoterápicos e isso foi esclarecido através das palestras.

No encerramento da Semana Acadêmica de Farmácia foram feitos vários sorteios. Entre os prêmios está uma passagem área e hospedagem para Foz do Iguaçú, no Paraná, onde haverá um congresso internacional de Farmácia. O ganhador desse prêmio foi o aluno da 7FarNB Nadson Marques da Esamaz.

A acadêmica Shirley Santana da turma FAR8NA foi a grande vencedora da bolsa integral (Passagem + Hospedagem + Inscrição) pro I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas que irá acontecer em novembro na cidade de Foz do Iguaçu - PR.

O  Coordenador Geral do CAFAR-Esamaz, Roger Nascimento, foi quem esteve a frente da organização da IV Semana Acadêmica de Farmácia. Ele explicou que tudo foi feito em menos de um mês. O Centro Acadêmico contou com a ajuda de todos os representantes de turma para que o evento pudesse acontecer.
"Foi muito gratificante representar todos os alunos de Farmácia na mesa de abertura.A parceria com a direção da Esamaz juntamente com o CRF-PA foi fundamental pro sucesso do evento", finalizou Roger.

Texto e fotos: Christian Emanoel 
Assessor de Imprensa/ Esamaz

 

 

Galeria de Imagens