Doença pelo novo Coronavírus é tema de ciclo de palestras na Esamaz

  • Publicado em 27/02/2020
  • Notícias Biomedicina
  • 2423

O curso de Biomedicina da Esamaz promove no próximo dia 10 de março, a partir das 09h, no Auditório do Polo Municipalidade, um Ciclo de Palestras com profissionais virologistas que apresentarão tudo o que se deve saber sobre o SARS-CoV-2 e a COVID-19. O evento, organizado pela equipe de professores e a coordenação do curso, contará com a presença de pesquisadores do Instituto Evandro Chagas e professores da Instituição.

No dia 31 de Dezembro de 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) teve conhecimento de uma pneumonia de causa desconhecida em Wuhan, China. Desde então já foram registrados mais de 2 mil mortes ocasionadas pelo vírus, posteriormente, conhecido como SARS-CoV-2, o qual causa a da doença do Coronavírus (COVID-19).

O vírus vêm se espalhando pelo mundo todo, então, a OMS declarou no dia 30 de janeiro de 2020 como um surto de emergência em saúde pública de interesse internacional. De acordo com a professora Dra. Fabíolla Santos com a recente confirmação do primeiro caso no Brasil, torna-se de suma importância conhecermos melhor sobre o comportamento viral, diagnóstico, sua dispersão, imunopatogênese e, principalmente, seu modo de transmissão e prevenção.

Para a coordenadora do curso de Biomedicina da Esamaz, Prof. Dra. Cláudia Miranda, é obrigação da comunidade científica esclarecer a sociedade sobre o tema em questão. "Nesse sentido, a Esamaz, como Instituição de ensino, pesquisa e extensão, quer contribuir de forma significativa através da organização de fóruns de discussão sobre o referido tema. Assim convidamos nossos acadêmicos e a sociedade em geral para participar desse grande debate", finalizou.

As inscrições para o Ciclo de Palestras é gratuita, aberta ao público em geral e com certificado de participação.

Características da Doença pelo Novo Coronavírus 2019 (COVID-19)

Os coronavírus causam infecções respiratórias e intestinais em humanos e animais; sendo que a maioria das infecções por coronavírus em humanos são causadas por espécies de baixa patogenicidade, levando ao desenvolvimento de sintomas do resfriado comum, no entanto, podem eventualmente levar a infecções graves em grupos de risco, idosos e crianças. Ainda não há vacina ou medicamentos específicos disponíveis e, atualmente, o tratamento é de suporte e inespecífico.

Recentemente foram anunciados os nomes oficiais para o vírus responsável pelo COVID-19 (anteriormente conhecido como "2019 novo coronavírus") e pela doença que ele causa.

Os nomes oficiais são:

Doença: doença de coronavírus (COVID-19)

Vírus: síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2).

Galeria de Imagens