Curso de Biomedicina atende comunidade carente na Igreja das Mercês, em Belém

  • Publicado em 23/09/2015
  • Notícias Biomedicina
  • 2074

Cerca de 80 pessoas foram atendidas pelos alunos do curso de Biomedicina da Esamaz, na Igreja das Mercês, no bairro da Campina, em Belém, na manhã desta quarta-feira, dia 23. Os pacientes foram entregar o material dos exames de fezes e urina e fazer a coleta para o de sangue. Eles já haviam passado pelas consultas médicas no último dia 19, com três clínicos gerais, um pediatra e um cardiologista, todos voluntários.

No próximo dia 14 de outubro, das 7h30 às 11h30, será feita entrega dos exames e retorno com os médicos. Toda essa parte dos exames está sendo feita pelo Laboratório de Análises Clínicas da Esamaz.

“O objetivo dessa parceria com a Igreja das Mercês é levar esses serviços para população mais carente, que enfrenta muita dificuldade para conseguir esse atendimento na rede pública de saúde”, explicou o estudante Diego Lessa, um dos idealizadores do projeto.

Dona Maria Lucia Silva, 63 anos, que pede esmolas em frente a igreja, não ia no médico há mais de 20 anos. “ Hoje a gente morre na porta do centro de saúde e não consegue né. Aqui foi uma benção esse serviço”.

Os alunos foram acompanhados pelo biomédico Wagner Gurjão, responsável pelo Laborátorio da Esamaz.

Para José Junior, que trabalha no acolhimento de fiéis na Igreja das Mercês, o trabalho que a Esamaz está fazendo na igreja é de fundamental importância para a comunidade. “ A alegria das pessoas é visível. Elas já esperam anciosas por isso”, disse ele.

Maria Helena Silva da Costa foi uma das beneficiadas. Ela mora no bairro do Guamá e já tinha tentado exames no posto de saúde, mas não conseguiu. “ Aqui foi tudo bem rápido”, disse ela.

O atendimento para comunidade na Igreja das Mercês já tinha sido realizado em maio deste ano, quando foram atendidas 50 pessoas. A paróquia então solicitou a Esamaz que o atendimento fosse repetido agora.

Os alunos do 8º semestre de Biomedicina da Esamaz Diego Lessa, Jefferson Ferreira, Karla de Melo e Livia Santos foram os responsáveis em apresentar o projeto para coordenação do curso. Iniciativa aprovada com resultado bastante positivo.

Galeria de Imagens