Alunos do curso de Direito da Esamaz participam da II Cerimônia de Outorga da Faixa

  • Publicado em 13/12/2019
  • Notícias Direito
  • 2853

Professores e alunos do curso de Direito da Esamaz participaram da II Cerimônia de "Outorga da Faixa Juiz Elder Lisboa Ferreira da Costa", que leva o nome do idealizador da solenidade que também foi um dos elaboradores do curso de Direito da Esamaz. O evento lotou o auditório do polo Municipalidade, centro de Belém, na noite desta quinta-feira (12).

A Outorga da Faixa é dividida em várias cores e varia de acordo com os semestres do curso. Na ocasião, os alunos do primeiro, segundo e terceiro semestre receberam a cor branca, amarela e verde, respectivamente. No décimo semestre, eles receberão a faixa vermelha, que representa a cor do Direito. O coordenador do curso de Direito da Esamaz, Carlito Lobo, disse que a outorga, que surgiu na Universidade de Salamanca, na Europa, representa a superação dos alunos em cada semestre do curso. 

"Para a gente, que convive diretamente com os alunos, é algo extremamente gratificante, porque é a demonstração de superação diante de cada dificuldade. Cada um tem a sua história, sua realidade, e conseguiram galgar mais este passo de vitória", afirmou o coordenador, enfatizando que a Esamaz é a primeira e única instituição de ensino do Estado a realizar a cerimônia da outorga.

A mãe do Juiz Elder Lisboa, Benedita Ferreira, esteve presente para a prestigiar a homenagem ao legado deixado pelo filho aos alunos de Direito da Esamaz. "Eu agradeço a homenagem. Estou muito emocionada e com saudades do meu filho, que sempre foi muito bom para mim e meu grande orgulho", disse, emocionada.

Bárbara Fortes, sobrinha do Juiz Elder Lisboa, também prestigiou o evento. "A Esamaz está de parabéns por ter permanecido com esse sentimento que ele sempre carregou no coração de implementar, aqui na faculdade, essa faixa de outorga", parabenizou.

O Juiz Corregedor do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA), José Antônio Cavalcante, participou da cerimônia representando a Corregedoria do TJ-PA. Segundo ele, o momento foi ímpar na vida estudantil e é importante que haja esses destaques nas atividades acadêmicas. "Eu imagino como estão se sentindo os estudantes que receberam essas faixas", expressou.

Na cerimônia também houve homenagem aos alunos que foram destaque neste semestre. Maria Clara Galvão, aluna do segundo semestre de Direito, turno manhã, foi uma das homenageadas. "Receber o aluno destaque foi uma surpresa muito grande, uma gratificação enorme em ver os esforços sendo reconhecidos", disse a aluna.

Andreia Brito, aluna do segundo semestre, turno noite, também aluna destaque, disse que a homenagem foi o resultado de muita dedicação aos estudos. "É a profissão que eu escolhi, que eu amo, então fica tudo muito mais fácil", destacou.

Após o recebimento das Faixas, os alunos surpreenderam os professor Daniel Fampa, que ministra a disciplina de Direito Civil na Esamaz, com a placa de professor destaque. Luciene Brito, aluna do terceiro semestre, turno noite, foi quem fez o discurso parabenizando o professor. "Ele é um professor muito competente, assim como os outros, mas o critério que mais pesou para a gente foi a questão da organização e da excelência", explicou a aluna.

Daniel Fampa ficou emocionado com a homenagem. "É isso que move os professores que realmente acreditam em tudo o que essa profissão representa de mais bonito", concluiu.

Galeria de Imagens