Alunos de Odontologia apresentam trabalhos científicos na JOE 2017

  • Publicado em 05/05/2017
  • Notícias Odontologia
  • 3759

Acadêmicos de Odontologia da Esamaz e de outras instituições fizeram a apresentação de trabalhos científicos no último dia da Jornada de Odontologia da Esamaz, realizada no Belém Hall Eventos.

Patricia Brito apresentou trabalho sobre Fratura de tuberosidade de maxila intercorrente à extração do terceiro molar superior, onde ela relata um caso clínico de um paciente que passou por essa situação. “ A idéia desse trabalho é mostrar como o dentista pode agir nessa situação. Se a fratura for menor 5 milímetros ele pode continuar o procedimento. Caso seja maior, o paciente deve ser encaminhado ao Bucomaxilo”, disse Patricia

Já a acadêmica Rafaela Chaves, do 7º semestre , fez um painel “ Deslocamento acidental de terceiro molar inferior para o espaço submandibular”, onde relata o caso clínico envolvendo o dente do sizo (terceiro molar), cujo o paciente teve fragmento dentário deslocado para dentro dos tecidos durante procedimento cirúrgico hospitalar. “ O trabalho mostra que o dentista conseguiu resolver o problema sem causar danos ao paciente”, disse ela

Lucas Comesanha fez um trabalho sobre “Odontologia Digital/ Sistem Cad/Cam”, onde ele demonstra as vantagens de uma impressora 3D de dentes de porcelana, tanto para parte estética quanto a reparadora.  “ Hoje isso já é uma realidade da Odontologia. É possível cimentar prótese de porcelana em uma única sessão. O que era feito em duas semanas, você consegue em duas horas”, disse Lucas

Daiza Veiga apresentou um relato de caso sobre Mucocele, onde um paciente de 14 anos procurou a Clínica da Esamaz com esse problema no lábio inferior após sofrer um trauma.
“ É uma lesão benigna onde é feita uma cirurgia para retirada total da bolha que acumula saliva. O tratamento é considerado simples, mas é preciso que todas as glândulas adjacentes sejam removidas para que não ocorra uma reincidência da lesão”, explicou a acadêmica.

Os participantes da JOE assistiram a palestra “Saúde Oral- Mitos e Verdades”, do Dr. Camilo Neto e no I Meeting de Implantodontia do Pará foi realizada pelo Dr. Cícero Almeida Andrade, a palestra “ Complicações e Frustrações na Prótese sobre Implante”.

“ O aprendizado é contínuo, precisamos aprofundar os conhecimentos. Nesse tipo de evento ganha a instituição que investe e ganha o aluno que vê coisa nova, diferente, casos clínicos que não se vê na faculdade”, disse o Dr. Cícero.

Texto e fotos: Christian Emanoel- Assessor de Imprensa/Esamaz

Galeria de Imagens