Você sabia que ler em voz alta ajuda a fixar informações na memória?

  • Publicado em 07/12/2017
  • Notícias Dicas
  • 1386

Grande parte dos estudantes já passou pela dificuldade em lembrar tudo o que se lê. Muitas pessoas têm dificuldade de memorização, o que atrapalha bastante o processo de aprendizado, além de gerar em alguns casos uma grande frustração.  Nesse contexto, um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, descobriu a forma mais eficiente de memorizar aquilo que lemos.

A equipe de pesquisadores contou com 95 voluntários para testar diferentes formas de estudar um texto: lendo-o silenciosamente, ouvindo outra pessoa ler para você, ouvindo uma gravação de você mesmo lendo ou fazendo a leitura em voz alta. E o resultado foi que ler informações em voz alta resultou na melhor memorização.

Segundo os autores, o chamado “efeito de produção”: a dupla ação de falar e se ouvir ajuda a fixar as palavras na memória de longo prazo.

De acordo com o Guia do Estudante “Este estudo mostra que a aprendizagem e a memória se beneficiam do envolvimento ativo”, disse o professor Colin M. MacLeod, presidente do Departamento de Psicologia de Waterloo e co-autor do estudo. “Quando adicionamos uma medida ativa a uma palavra, essa palavra se torna mais distinta na memória de longo prazo e, portanto, mais memorável”.

Mas não é só falando que conseguimos memorizar melhor as informações: o segredo está na ação, na atividade. É por isso que desenhar diagramas e esquemas para estudar é algo que ajuda tanto, ou escrever à mão, como os próprios autores já haviam percebido em pesquisas anteriores.

Com informações do Guia do Estudante