Simpósio Solidário celebra Dia Internacional do Farmacêutico na Esamaz

  • Publicado em 04/10/2019
  • Notícias Farmácia
  • 1801

Alunos e professores do Curso de Farmácia da Esamaz participaram nesta quinta-feira, dia 5, de um Simpósio Solidário em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico. O evento foi promovido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Pará( Lacen), Conselho Regional de Farmácia e a Coordenação do Curso de Farmácia da Esamaz. Todos os participantes doaram 1kg de alimento não perecível. Tudo que foi arrecadado será doado para uma instituição de caridade.

Além de oferecer testes rápidos de Hepatice C e B e Sífilis para comunidade acadêmica, o Simpósio também contou com duas palestras no auditório da Esamaz. A primeira foi sobre o Impacto da Gestão da Qualidade no Laboratório Clínica. A palestrante foi a Dra. Valnete das Graças Dantas Andrade, Vice-Diretora do LACEN-PA (SESPA).A segunda foi sobre Suplementação no esporte – Regulamentação, com o Dr. Fernando Vinícius Faro Reis, nutricionista da UFPA.

O Simpósio contou com a presença do Diretor do LACEN, Dr. Alberto Jorge Jr. e do presidente do Conselho Regional de Farmácia, Dr. Daniel Jackson.

Para Coordenadora do Curso de Farmácia da Esamaz, professora Natasha Galucio, foi muito gratificante ter no evento um ex-aluno da faculdade, que hoje se tornou diretor do mais importante laboratório do Estado. “ É sempre uma alegria saber que nossos alunos estão conquistando importantes espaços no mercado de trabalho”, comemorou Natasha.
Segundo ela, os farmacêuticos tem papel fundamental dentro de um laboratório como o LACEN. “Eles são responsáveis, por exemplo, pelo controle da qualidade da água e de alimentos”, disse a professora.

O Diretor do LACEN, Alberto Jorge Junior, ressaltou que existem 148 farmacêuticos trabalhando no laboratório que realiza cerca de 10 mil exames por mês. O LACEN atende a demanda de todos os 143 municípios do Estado. “ Os alunos do curso precisam ter acesso a essas informações e por isso resolvemos promover esse simpósio. Queremos estar em contato permanente com as instituições de Ensino”, disse o ex-aluno da Esamaz.
De acordo com Alberto, o Lacen pretende trazer novas palestras para faculdade. Ele elogiou a formação acadêmica que teve na Esamaz.” A grande opção de laboratórios para as aulas práticas e a facilidade para fazer estágios são uma grande diferencial do curso em relação a outras faculdades”, finalizou o diretor do LACEN

O presidente do Conselho Regional de Farmácia, Daniel Jackson, parabenizou a Esamaz pela realização do simpósio solidário. “ Todo processo de aprendizado que agrega academia e mercado de trabalho é muito importante. Isso demonstra um compromisso com a sociedade”, ressaltou Daniel.

Ele lembrou que a Esamaz é parceira do CFR no Projeto Farmacêutico Paidégua que oferece diversos serviços de saúde para população e que trabalha principalmente com o descarte correto de medicamentos. “ Nos últimos seis anos já foram descartadas 7 toneladas de medicamentos. Isso evita a contaminação de rios, solos e fontes de alimentação”, concluiu o presidente do CRF/Pa.

Christian Emanoel- Assessor de Imprensa/Esamaz

Galeria de Imagens