Semana Acadêmica de Nutrição movimenta campus da Esamaz Municipalidade

  • Publicado em 18/05/2016
  • Notícias Nutrição
  • 2185

A comunidade acadêmica e o público em geral lotaram o corredor central na Esamaz Municipalidade na abertura da Semana Acadêmica de Nutrição, nesta quarta-feira, dia 18, em Belém. Eles puderam conferir os trabalhos de nove turmas do curso Nutrição, desde o 1º ao 8º semestre.

Segundo a coordenadora do curso, Darlene Ramos, cada turma tem em média oito equipes divididas em vários estandes, onde os alunos apresentaram diversos trabalhos voltados para a cultura amazônica, trazendo novidades sobre diversos alimentos. “ Nosso objetivo é fazer essa integração entre todos os acadêmicos de Nutrição e deixá-los mais próximos da realidade profissional. É o que chamamos de Metodologia Ativa”, disse ela.

Entre os trabalhos apresentados está o sobre Anabolizantes Naturais, realizado por uma equipe do 8ª Semestre. Os alunos fizeram uma pesquisa e mostraram que esses produtos podem substituir os suplementos industrializados. Eles criaram três receitas: Guacamole de Maca peruana; chá de tribulus terrestris e omelete de patinho. Os três estimulam a produção de testosterona.

A Maca Peruana e o Tribulus Terrestris são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais(cápsulas e pó). Já o patinho é um tipo de carne bovina.

“Eles aumentam o volume de massa magra através do estímulo dos hormônios”, disse a estudante Isabelle Basile, uma das responsáveis pela pesquisa.

Outro trabalho apresentado ao público foi o Nectar Misto, um suco feito com casca de abacaxi e tala de couve. Segundo a estudante Tassia Rosa, a idéia surgiu para que esses produtos que sempre vão pro lixo sejam reaproveitados. “ Geralmente é na casca que está a maior quantidade de fibras. Ele é um suco fácil de fazer, de baixa caloria e que ajuda a combater a obesidade”, disse ela.

O trabalho foi feito por uma turma do 3º semestre. A curiosidade do público foi tanta que os alunos tiveram que passar a receita do suco:  litro de água, 300g de casca de abacaxi, 50 g de talo de couve, 10 gramas de hortelã e gengibre e 1 colher de açúcar demerara.

Os alunos de uma turma do 1º Semestre demonstraram aos visitantes como manter uma alimentação saudável. Eles fizeram uma pesquisa para mostrar a quantidade de açúcar em diversos produtos, como refrigerantes, sucos de caixa e achocolatados.

“ Nossa idéia é prevenir a população de doenças que podem ser evitadas com uma alimentação balanceada. Entre escolher um refrigerante ou suco natural, é bem melhor ficar com a segunda opção”, disse o estudante Cicero Lemos.

Ainda segundo ele quem toma uma refrigerante “zero” pode achar que está evitando o açúcar, mas por outro lado acaba ingerindo muito sal, que vem embutido na bebida. “ Os alimentos naturais são mais recomendados”, completou.

Ainda dentro da Semana Acadêmica de Nutrição os alunos assistiram uma Palestra sobre Anemia Falsifome, uma doença que causa a deformação dos glóbulos vermelhos.

A Semana Acadêmica encerra nesta quinta-feira, dia 19.

 

Texto: Christian Emanoel

Assessor de Imprensa/ Esamaz

Galeria de Imagens