Semana Acadêmica de Enfermagem da Esamaz exibe filme sobre Ana Nery e exposição "Indumentária do Cuidar"

  • Publicado em 08/11/2019
  • Notícias Enfermagem
  • 1813

Alunos do Curso de Enfermagem da Esamaz puderam conhecer de perto como eram as roupas que as enfermeiras usavam na década de 40 através da Exposição “A indumentária do Cuidar- Símbolo de Identidade da Enfermagem Brasileira”, que faz parte do acervo do Museu Ana Neri, que fica em Salvador e é mantido pelo Conselho Federal de Enfermagem. Os acadêmicos também puderam assistir através de realidade virtual o curta-metragem “ Quando Nasce uma Heroína”, que conta uma parte da história da maior heroína da enfermagem brasileira durante a Guerra do Paraguai e foi produzido em 360º. Essas duas atividades fizeram parte da programação da Semana de Enfermagem da Esamaz realizada nesta quinta-feira, dia 7 de novembro.        O filme e a exposição que são itinerantes foram trazidos para Belém por intermédio do Conselheiro Federal do COFEN, Antonio Marcos Freire Gomes, que é paraense e professor da UEPA.

“ Já percorremos 15 estados este ano. Ainda vamos pra Goiás, Minas Gerais, Sergipe e Foz do Iguaçú, no Paraná, onde será realizado o nosso Congresso Brasileiro de Enfermagem. A exposição e o filme resgatam a identidade da enfermagem brasileira. Isso é muito importante para continuarmos a luta por novas conquistas para categoria”, explicou Daniel Castro, da Assessoria de Comunicação do COFEN.      

O acadêmico Daniel Santos Costa    , do 5º semestre do Curso de Enfermagem, ficou encantado com o filme sobre Ana Nery. “ É impressionante como ela se doou para ajudar o próximo, mesmo perdendo o filho e o sobrinho na guerra. Isso é um exemplo de humanidade que todos os enfermeiros devem levar para profissão”, disse o aluno.

A servidora do COFEN, Claudia Carapiá, ficou responsável pela exposição “A indumentária do cuidar”, que mostra as vestimentas das primeiras escolas de enfermagem do Brasil. “ São indumentárias usadas entre os anos de 1840 e 1946. Elas simbolizam a história de lutas das patronas da enfermagem do nosso país”, ressaltou Claudia

A acadêmica do 4º semestre do curso de Enfermagem da Esamaz, Ingrid Oliveira, observou na exposição que as roupas daquela época eram mais pesadas e que as mulheres tinham predominância na profissão. “ Hoje os jalecos evoluíram e facilitam o atendimento. Também já notamos uma expressiva participação masculina na enfermagem”, disse ela.

Para coordenadora do Curso de Enfermagem da Esamaz, professora Elisangela Mendonça, a exposição e o curta-metragem mostram o processo histórico e a evolução da enfermagem               

“ É importante que o aluno conheça sua base histórica para ele possa realizar o processo de construção do cuidar. Ana Nery é uma grande referência para todos nós. Quanto as vestimentas houve uma evolução positiva. Os jalecos oferecem mais mobilidade para os enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de passagem por normas de biossegurança”, finalizou a Elisangela.

A Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem termina nesta sexta-feira, dia 8, com cerimônia de premiação dos melhores alunos e professores do semestre.

Christian Emanoel - Assessor de Imprensa/ Esamaz

Galeria de Imagens