Recém-formados: veja algumas dicas que preparamos para ajudar você neste início de carreira

  • Publicado em 27/07/2019
  • Notícias Dicas
  • 1319

Eu me formei. E agora?

O tão sonhado momento da formatura é sem dúvidas muito aguardado pelos estudantes da graduação, e não poderia ser diferente, mas existe uma preocupação por parte daqueles que estão na reta final do curso, mas fora do mercado de trabalho. É o momento que vêm à mente a pergunta mais comum: e agora?

O professor Reinaldo Williams de Almeida Gonçalves, Vice-Diretor Geral da Esamaz, afirma que o mercado de trabalho está ávido pelos recém-formados. “Formar novos profissionais é a missão da Esamaz, profissionais éticos, competentes, voltados ao mercado de trabalho. Nós sabemos que o bom profissional, independente da instituição, tem sua responsabilidade nesse processo de formação, então, que ele aplique todos os conhecimentos que aprendeu na graduação e que ele possa desenvolver todas as habilidades. O aluno formado na Esamaz, para ser profissional, faz deste o inicio a integração teoria-prática, então tenho certeza que ele vai conseguir sua inserção rápida no mercado de trabalho”, disse ele.

O importante é não parar de estudar, explica Reinaldo. “Da graduação a gente continua com a pós-graduação, quem sabe um mestrado e doutorado. Hoje nós temos muitos ex-alunos que têm mestrado e doutorado e que hoje já ministram aula na instituição, isso, para nós, é motivo de orgulho e esperamos que todos esses alunos que hoje estão se formando sigam também essa mesma trajetória maravilhosa”, afirma o Vice-Diretor.

O mercado tem recrutado profissionais cada vez mais qualificados, explica Silmara Macedo, Coordenadora de Pós-graduação da Esamaz. “A elevada competitividade exige dos profissionais a otimização de conhecimentos direcionados à solução de problemas, inovações, crescimento da produtividade, e inclusive, o enfrentamento de incertezas econômicas. Desta forma, a Esamaz oferece mais de 30 cursos de Especialização, com investimentos em infraestrutura, corpo docente qualificado, cursos com conteúdos atualizados, tendo como princípio norteador da prática docente a aplicabilidade dos conteúdos pelos alunos – o que é uma perspectiva desejada pelo mercado de trabalho”, afirmou.

Os cursos de pós-graduação da Esamaz abrangem formações nas áreas Educacional, Saúde, Estética, Nutricional, Ambiental e de gestão. “As aulas acontecem aos finais de semana, podendo ser quinzenais ou mensais. Essa estruturação foi feita para que os profissionais pudessem ter acesso à especialização sem precisarem ausentar-se das suas atividades laborais e também para atender à demanda de profissionais que reside em outras cidades”, explica Silmara Macedo.

Para o professor Roberto Alcântara, Diretor Acadêmico da Esamaz, a conquista de um espaço no mercado não depende apenas de um diploma de graduação, isto é importante, principalmente quando você realiza um curso superior numa instituição que prima pela qualidade no seu fazer educacional como é o caso da Esamaz, mas também de características pessoais, competências específicas, rede de relações e capacidade de ajustar-se a diferentes demandas e está sempre atualizado.

Ele relaciona algumas atitudes que são muito úteis nesse momento. "Acredite em você. Não escute ninguém que fale que está ruim ou que você não vai conseguir. Você só tem que acreditar em Você e buscar ser um melhor profissional todos os dias. Tenha atitude. Comece logo porque o sucesso não vem para quem merece, mas sim para quem faz que tem que fazer. Procure nichos de mercado na sua profissão. Explore e desenvolva aquela ideia que você tem na cabeça e que perceba que o mercado ainda necessite. Tenha coragem de fazer aquilo que ainda não estão fazendo, ou se já estiverem fazendo, que você possa propor fazer diferente e melhor. Busque sempre estar qualificado. Procure estar atento as mudanças na sua profissão e as inovações que se incorporem a mesma. Faça cursos permanentes de qualificação e pós-graduação, a Esamaz continuará de portas abertas para você. Resgatemos a palavra NÓS. Na sua profissão será importante o saber ouvir e saber falar, por isto pratiquemos a volta do NÓS, pois vivemos num mundo hoje fechado no EU", enfatizou Roberto Alcântara.

Bem, fique tranquilo que reunimos uma série de conteúdos que te ajudarão a entrar no mercado de trabalho e não somente isso, são dicas de como agir e o que fazer nesse primeiro momento de formado. É normal o recém-formado ainda não ter definido o que quer, mesmo porque ainda não tem experiência na área. O profissional só consegue definir o que quer depois que passa a conhecer a área na prática. Então relaxa que estamos aqui para te ajudar.

Se especialize

O ideal é que o profissional, depois de formado, se familiarize com sua área de atuação e depois disso direcione seus estudos a especialização, isso mesmo, escolher uma especialidade. Agora, se você tem bem definida a área que pretende atuar, o ideal é que invista logo na especialização. O mercado de trabalho é competitivo, quanto mais preparado você estiver, maiores são suas chances de ingressar no tão sonhado emprego. Então não perca tempo e faça cursos e participe de trainees voltados para a área que você pretende atuar. Amplie o máximo o seu currículo.

Seja crítico e criativo

Assumir uma postura crítica em relação a sua área, apontando alternativas inovadoras, além de ser criativo e dinâmico, também o ajudará a se destacar e aumentarão suas chances de entrar no mercado de trabalho. As empresas buscam essas características nos recém-formados.

Busque parcerias

As parcerias com outros profissionais é outra boa dica que te damos. Se você notou que está difícil entrar no mercado de trabalho, entre em contato com os profissionais que já atuam na área e busque fechar parcerias. Esse primeiro momento é bom para os recém-formados porque possibilita a rápida entrada no mercado de trabalho, além da troca de experiências com profissionais que atuam há mais tempo na área, sem contar que é uma ótima oportunidade de fazer network para que, quando quiser, você siga seu próprio caminho profissional.

Seja empreendedor

O empreendedorismo é uma ótima sacada para os recém-formados. Junte capital e abra seu próprio negócio. Faça um planejamento e trace metas e não esqueça que você precisa estudar bem o negócio que pretende abrir para obter sucesso e retorno financeiro.

Use o marketing como aliado

O marketing é muito importante. Quem tem em mente o empreendedorismo, precisa investir no marketing para que o seu negócio tenha visibilidade positiva, mas não é só para o empreendedorismo que o marketing é necessário. Quem pretende entrar no mercado de trabalho precisa ter a consciência de que o marketing pessoal conta muito na hora de uma seleção. Está cada vez mais comum as empresas visitarem os perfis sociais dos seus candidatos na hora de selecionar, então invista no seu marketing pessoal.

Cuidado na hora de montar o currículo

Outro ponto importante é a hora de montar o currículo. Se você tiver dificuldade em montar o seu currículo, procure alguém que possa te ajudar nesse requisito, lembre-se que a empresa terá o primeiro contato com seu currículo e só depois com você, então faça um currículo que não seja cansativo e nem muito enfeitado. O currículo precisa ser claro, objetivo e conciso.

Mantenha a calma na hora da entrevista

Quando for a uma entrevista, lembre-se de ser objetivo ao especificar suas habilidades. Lembre-se que o recrutador não busca pessoas perfeitas, e nem robôs, apesar de vivermos em uma era computadorizada, os recrutadores buscam pessoas que se conheçam, que saibam definir com clareza seus pontos fortes e fracos. Ah, leve na manga as estratégias que você usa para trabalhar seus pontos fracos, isso também é fator decisivo na hora de contratar.

Esteja antenado

Antes de ir para a entrevista, busque informações sobre a empresa, tenha sugestões criativas e mostre que você está disposto a vivenciar esse novo desafio.

Seja autêntico

Nem pense em mentir ou inventar. Seja sincero com as suas informações e sobre a caminhada que percorreu para chegar até aquele momento, caso o entrevistador pergunte. Seja claro e coeso. Não enrole. Seja o mais objetivo possível, mas sem parecer indiferente. Respire fundo, mantenha a calma e lembre-se que você é capaz.

Essas são as dicas que nós, da Esamaz, damos a vocês. Nosso maior objetivo é ver o sucesso profissional de todos os nossos formandos.

Esperamos que as dicas ajudem você nessa nova etapa. Sucesso!