Projeto multidisciplinar atende idosos hipertensos e diabéticos na Esamaz

  • Publicado em 16/09/2015
  • Notícias Diversas
  • 2742

Dona Joana Maria Vale Maciel, de 62 anos, sentia muitas dores na coluna. Ela não conseguia nem levantar da cama as vezes. Depois de iniciar as as sessões de fisioterapia na Clínica da Esamaz, ela sentiu alivio com o tratamento. “ Hoje eu já consigo me movimentar mais dentro casa e fazer minhas caminhadas”, diz a aposentada.

 

O atendimento totalmente gratuito é feito através do Projeto de Prática de Educação em Saúde, Qualidade de Vida e Prevenção em Idosos hipertensos e diabéticos da região metropolitana de Belém, coordenado pelo Curso de Fisioterapia da Esamaz.

 

“O objetivo desse trabalho é aproximar a comunidade acadêmica da população, onde os alunos podem colocar em prática tudo que aprendem nas salas de aula.”, explica a professora Erica Souza Matsumura, coordenadora do projeto.

 

Para ter acesso ao atendimento os idosos precisam ter um encaminhamento médico solicitando o tratamento de fisioterapia. Na clínica da Esamaz eles vão passar por uma avaliação e só depois disso começam as sessões. Além dos alunos do curso de Fisioterapia, também participam acadêmicos de Biomedicina (com exames de glicemia e colesterol), Terapia Ocupacional (atividades lúdicas), Odontologia (tratamento dentário em geral) e Psicologia (acompanhamento emocional do paciente).

 

Os idosos também assistem filmes e palestras sobre alimentação saudável. E recebem orientação sobre atividades físicas recomendáveis para cada caso.

 

Para Ricardo dos Santos Gonçalves, que é aluno do 9º Semestre de Fisioterapia, o resultado do trabalho com os idosos vem sendo muito proveitoso. “É muito bom ver a evolução deles e a melhora com o tratamento.”, explica.

 

Um dos pacientes dele é seu Raimundo Alves Paiva, 74 anos, que está com suspeita do Síndrome do Túnel do Carpo, doença que provoca muitas dores na mão e no braço. Durante as sessões de fisioterapia ele faz exercícios com a mão dentro da água morma.

 

“ Os alunos e professores são muito atenciosos. Me sinto seguro aqui e já estou bem melhor das dores”, disse o aposentado.

 

A Clínica da Esamaz funciona de segunda a sexta, das  7h30 as 18h, na Unidade da Travessão São Pedro, atrás do shopping, em Belém.

 

O acadêmico de Fisioterapia Vitor Souza, do 9º semestre, diz que a convivência com os idosos é como se fosse de pai pra filho. “ A gente aprende muito com eles no dia-a-dia. Isso torna o atendimento mais humano”, conclui.

 

Os alunos são acompanhados por uma professora nos atendimentos. “ Todos ganham com essa interação. Os alunos aprendem a traçar uma conduta de tratamento para cada paciente. E conseguem trabalha de forma  multidisciplinar”, explica a professora Polliane Silva.

 

Dona Leontina Correa de Souza, 65 anos, só tem a agradecer o projeto. “ Cheguei travada aqui, com muitas dores nas costas. Hoje não sinto mais”, diz ela.

 

Galeria de Imagens