Processo seletivo FIES 2016 segundo semestre

  • Publicado em 09/06/2016
  • Notícias Diversas
  • 2811

O processo seletivo do FIES 2016 segundo semestre será antecipado para Junho e terá nota de corte, opção de mudar de curso e novo critério de cursos prioritários.

As inscrições acontecerão entre os dias 14 e 17 de junho (com resultado no dia 20), segundo informa o MEC. Além da alteração do período de inscrições, que costumava acontecer em agosto, as regras para participação serão mais flexíveis. Segundo o Ministério da Educação, a ideia é facilitar o acesso ao programa.

Critérios de participação no FIES 2016

Os critérios para se inscrever no processo seletivo do FIES não sofreram alterações, portanto você só poderá participar se fez uma das edições do ENEM desde 2010, conseguir nota média das provas igual ou superior a 450 pontos, nota da Redação maior que zero e tenha renda de até 2,5 salários mínimos por pessoa da família. Isso não mudou!

Agora, tudo o que vem depois de você se inscrever está diferente! A partir da seleção para o segundo semestre, o sistema vai divulgar a nota de corte para cada graduação a partir do segundo dia de inscrições, o que possibilitará que você troque de opção de curso quantas vezes quiser até o fim do período de inscrição.

A partir de agora, as instituições de ensino serão responsáveis por informar se o aluno está matriculado ou não, ou seja, acabou aquela história de voltar no sistema pra dizer se estava ou não matriculado. Além disso, as universidades terão mais liberdade para redistribuir as vagas que sobrarem entre os cursos.

Cursos prioritários no FIES 2016

Outra mudança importante, anunciado pelo MEC, refere-se às vagas em cursos das áreas prioritárias. A partir de agora os cursos das áreas de saúde, engenharia e licenciatura, que antes recebiam 70% dos financiamentos, receberão 60%. Isso libera mais financiamento para cursos de várias outras áreas e aumenta as chances de você conseguir o seu.

Não perca essa oportunidade!! Fique atento: fies2016