Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios ministra palestra para alunos do Curso de Direito da Esamaz

  • Publicado em 14/11/2018
  • Notícias Direito
  • 964

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Dr. Daniel Lavareda, participou de uma aula especial do Curso de Direito da Esamaz, realizada no auditório da unidade Municipalidade, nesta terça-feira, dia 13, em Belém. Ele falou sobre as atividades desenvolvidas a frente da corte responsável por fiscalizar os gastos públicos e julgar os gestores que cometem irregularidades na administração dos municípios do Pará.

O presidente do TCM tem experiência com alunos pois foi professor universitário durante 8 anos, onde ministrou a disciplina Direito Administrativo.

“ Voltar a sala de aula é como um retorno ao lar. Pra mim o contato com os estudantes de Direito significa renovar energia e a esperança. Viemos aqui pra colaborar”, disse ele.

Ele falou aos alunos sobre a complexidade de fiscalizar os 144 municípios do Pará devido as distâncias geográficas e defende a participação popular nas denúncias contra a corrupção e o mau uso do dinheiro público. “ Nós fiscalizamos junto com a sociedade e assim garantimos a transparência na aplicação dos recursos públicos”, ressaltou Daniel

O presidente do TCM, Daniel Lavareda, veio até a faculdade a convite do professor Carlito Lobo, responsável pela Jornada de Atividades da Disciplina Teoria Constitucional, que abordou os poderes Legislativo Executivo e Judiciário. “ Estamos trazendo o mundo jurídico externo pra dentro da faculdade para que os alunos possam entender como ele funciona na prática”, disse o professor Carlito.

Durante a aula os alunos apresentaram trabalhos explicando como funcionam os poderes Legislativo e Judiciário. Para o acadêmico Valdo Tiago, esse tipo de aula com palestras de renomados profissionais do meio jurídico, ajudam a expandir o conhecimento sobre os três poderes que regem o país. “ Foi um aprendizado muito grande pra gente”, disse ele.

Ao final da aula, os alunos receberam um brinde que marcou o encerramento das atividades da disciplina Teoria Constitucional neste semestre.

Christian Emanoel
Assessor de Imprensa/Esamaz

Galeria de Imagens