O Legado de Paulo Freire

  • Publicado em 28/11/2016
  • Notícias Diversas
  • 1486

Na manhã do dia 2 de maio de 1997, Paulo Freire faleceu de um ataque cardíaco. Quase 20 anos depois, o educador brasileiro continua tão atual e presente quanto em 1968, época de lançamento de sua obra mais famosa:Pedagogia do Oprimido.

Já atuante desde o início dos anos 1960, Freire elaborou uma teoria baseada no diálogo, valorizando a autonomia e potência do educando. Projetos no Brasil e no mundo mantém vivo seu legado aplicando os métodos pedagógicos criados por ele.

Idealizado pelo educador ainda em vida, o Instituto Paulo Freire desenvolve, desde 1991, projetos de consultoria e formação voltadas para educação de adultos, e iniciativas de ensino popular e cidadão.

Para homenagear os 20 anos de falecimento do educador, o Instituto planeja  levar, literalmente, a obra de Freire àqueles que não a conhecem. O contato será feito por meio de uma exposição itinerante, que visitará escolas, bibliotecas, empresas, e outros espaços. O projeto ainda está em fase de elaboração, e deve ser apresentado ao público até maio do próximo ano.

“No Brasil, [Freire] ainda não é tão conhecido. Precisamos levá-lo às periferias para que isso gere um movimento de reconhecimento das possibilidades da educação em um momento de pessimismo”, destaca Paulo Padilha, diretor do Instituto.  

Homenagens literárias

“A vida de Paulo não é como a de muitos homens, que acaba quando eles morrem. Muita coisa aconteceu desde então”, aponta Ana Maria Freire, esposa do educador e autora de sua biografia.

O livro Paulo Freire: Uma História de Vida foi publicado originalmente em 2006, e ganhará uma versão atualizada no próximo ano. A nova edição foi organizada pela autora com os desdobramentos do legado freiriano nos 10 anos passados desde o lançamento da obra.

Ana Maria passou 7 anos escrevendo o livro baseada em suas memórias e em documentos deixados pelo esposo. A obra ganhou o 2º lugar do Prêmio Jabuti de literatura em 2007.

Outro lançamento comemorativo foi feito este ano com a versão em capa dura de Pedagogia do Oprimido, marcando a 60ª edição da obra. Ambos os livros são publicadas pela editora Paz & Terra, que distribui os textos de Freire desde a década de 60.

 

Fonte: Revista Ensino Superior