Liga Acadêmica de Saúde Mental Interdisciplinar promove I Jornada Multidisciplinar em Cuidados Paliativos na Esamaz

  • Publicado em 22/10/2019
  • Notícias Enfermagem
  • 1097

I Jornada Multidisciplinar em Cuidados Paliativos, organizada e realizada pela Liga Acadêmica de Saúde Mental Interdisciplinar - LASMI em parceria com a Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos - LACUP, apresentou um olhar completo sobre os cuidados paliativos, onde além de palestra e rodas de conversas também foi um espaço de exposições de trabalhos científicos de grande valia para a comunidade acadêmica de saúde. O evento ocorreu na Esamaz – Polo Municipalidade, nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2019 e contou com 160 inscritos entre acadêmicos e profissionais de diversas áreas da saúde.

Segundo Hector Lourinho, acadêmico de enfermagem da ESAMAZ e coordenador geral da LASMI, apesar de tudo o que é abordado dentro da sala de aula, palestras e debates sobre os mais diversos temas são importantes para que os alunos possam se aprofundar mais nos assuntos relacionados a sua futura área de atuação. "A importância desses eventos é que a gente começa a refletir sobre a nossa realidade. Para entendermos quando começa o nosso dever e quando começa o dever do outro profissional e, assim, a gente começa a fazer um trabalho assistencial completo, que vai assistir o paciente de todas as formas possíveis", explicou.

Giovanna Miranda, estudante do curso de Psicologia da Esamaz e que faz parte da diretoria do LACUP e LASMI, disse que o evento foi importante para que haja amplo conhecimento acerca do ser humano e do seu processo de infinitude de vida. Segundo ela, os cuidados paliativos, são poucos conhecidos dentro da saúde. "Os cuidados paliativos são modalidades na área da saúde que se desenvolvem a partir do momento que o paciente recebe um diagnóstico de uma doença crônica ou terminal, como câncer, por exemplo", disse a estudante.

A aluna também explicou que muitas pessoas associam o cuidado paliativo a qualidades de morte, apenas ao processo de morrer, só que os cuidados são mais amplos e envolvem a qualidade de vida como um todo. "A ideia desse evento é aproximar essa temática, ainda muito recente, dos estudantes, para que eles possam se aproximar dessa área e se aprofundar dentro do contexto da saúde", afirmou Giovanna.

A LASMI surgiu pela iniciativa dos acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Psicologia da Esamaz. Os alunos convidaram a coordenadora Glória Letícia Gonçalves, que é professora de psiquiatria na Esamaz, para coordenar a Liga. Segundo ela, é importante falar da saúde mental dentro dos cursos para que os futuros profissionais aprendem como agir quando estiverem no mercado de trabalho. "Falar de saúde mental hoje é muito delicado. A gente vê um nível de adoecimento muito alto, então implementar uma liga voltada para a saúde mental é fundamental dentro da proposta curricular de todos os cursos aqui da Esamaz", disse a professora.

Esse não é o primeiro evento que os alunos realizaram. Segundo a professora Glória, cada evento é motivo de muito orgulho. "A gente planta a sementinha, mas o desenvolver é deles. A gente ensina o voo, mas o voar é sempre deles e eles têm feito isso de forma muito brilhante", concluiu Glória.

A I Jornada Acadêmica Multidisciplinar de Cuidados Paliativos cumpriu o seu objetivo de divulgar e discutir as teorias e práticas exercidas na função dos profissionais diante este processo, afim de melhorar não somente a técnica, mas também a abordagem e entendimento da assistência paliativa.

Galeria de Imagens