II Semana Acadêmica do Curso de Direito da Esamaz discute as inovações tecnológicas e as queimadas na Amazônia

  • Publicado em 13/09/2019
  • Notícias Direito
  • 1350

Começou  nesta quinta-feira, dia 12, a II Semana Acadêmica do curso de Direito da Esamaz, com o tema "Direito, Inovações Tecnológicas e o Meio Ambiente na Amazônia". O evento, que vai até hoje (13), reuniu personalidades importantes do Direito nacional e internacional e mais de 300 alunos.

A abertura da Semana Acadêmica foi feita pelo Vice-Diretor da Esamaz, Reinaldo Gonçalves e contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Belém, Mauro Freitas; da professora Doutora Maria Esther Quinteiro, que é professora da Faculdade de Direito da Universidade Portucalense do Porto em Portugal (UPT) e da Universidade de Salamanca, na Espanha; do Desembargador Doutor Milton Augusto de Brito Nobre, que tem 20 anos de magistratura paraense e do coordenador do curso de Direito, professor Carlito Lobo.

Para o Vice-Diretor Geral da Esamaz, professor  Reinaldo Gonçalves, ver o interesse dos alunos pela Semana Acadêmica e ter grandes personalidades do Direito reunidos para fomentar os estudos, leituras e profissionalização, só provou que o curso, criado há um ano e meio, está no caminho certo. "É um curso jovem, mas que tem, acima de tudo, uma capacidade de criação fantástica. Tem à frente uma coordenação que movimenta o curso, que faz as aulas de cada dia serem mais reflexivas e produz conhecimento para a nossa instituição", afirmou Reinaldo.

O Desembargador Milton Nobre foi o primeiro palestrante da noite. Ele falou sobre o tema "Algumas reflexões sobre a aplicação Judicial do Direito no Brasil. Para ele, foi uma honra receber o convite para a Semana Acadêmica, porque, além de abordar o tema relevante da sua palestra, pôde matar a saudade de falar com os alunos, depois de 34 anos dando aula na Universidade Federal do Pará e em outras instituições de ensino. "Temos que incentivá-los. O Brasil depende de nós, só de nós. O objetivo é que eles serem melhores do que nós tentamos ser", destacou.

Após a palestra do Desembargador, foi o momento da professora Doutora Maria Esther Quinteiro palestrar sobre "La OIT y el discurso sobre las repercusiones laborales del cambio tecnológico" (A Organização Internacional do trabalho e o discurso sobre as implicações trabalhistas das mudanças tecnológicas). Os alunos gostaram da palestra e parabenizaram a iniciativa da instituição. "Uma das coisas que nós percebemos foi a voz que a Esamaz deu às mulheres. Temos mulheres vindo de faculdades internacionais para palestrar aqui e eu, como aluno, me sinto muito privilegiado, porque não é qualquer faculdade que proporciona isso ao aluno", disse o acadêmico do 2º semestre de Direito da Esamaz, Rodolfo Pethrova.

O presidente da Câmara Municipal de Belém, Mauro Freitas, que é aluno do 3° semestre do curso de Direito da Esamaz, elogiou a Semana Acadêmica e disse se sentir honrado em participar da mesa de abertura do evento. "O Desembargador Milton foi muito feliz quando disse que as pessoas têm que guardar o conhecimento, que é fundamental. É isso que a gente pensa e eu estou feliz com a Semana Acadêmica", disse o presidente.

O coordenador do curso de Direito, Carlito Lobo, disse que o tema da Semana Acadêmica foi voltado para as questões ambientais da Amazônia, principalmente pela tensão que houve em relação aos incêndios florestais e às repercussões internacionais, além de agregar a tecnologia como algo extremamente importante no mundo do Direito. "A expectativa estás sendo alcançada. Tem sido algo fantástico e a gente espera que nesses dois dias a gente possa passar o máximo de informações possíveis aos nossos alunos", afirmou.

Os alunos elogiaram a programação do evento. "É um evento que traz novas oportunidades para fazermos network, os professores ensinam que isso é muito importante para a nossa carreira jurídica", concluiu a aluna do 2° semestre de Direito da Esamaz, Byanka Silva.

A programação continua durante todo o dia de hoje e pode ser acompanhada pelas redes sociais da Esamaz.

ASCOM/ESAMAZ

Galeria de Imagens