Fórum na Esamaz vai discutir a Saúde da Gestante na Amazônia

  • Publicado em 24/09/2015
  • Notícias Diversas
  • 1479

Belém vai sediar no próximo nos dias 11 e 12 de novembro, o Fórum Amazônico de Saúde. O tema será a “Saúde da Gestante na Amazônia de hoje- Avanços e Desafios numa Perspectiva Multidisciplinar”. O evento contará com palestras de renomados profissionais da área de enfermagem, ginecologia e odontologia. 

Entre os temas que serão discutidos no fórum estão: humanização no parto, gestação na Amazônia e suas peculiaridades, a importância da saúde bucal durante o parto, o uso de medicamentos para as grávidas e a prevenção a infertilidade.
As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.trescomunic.com.br O fórum vai acontecer no auditório da Esamaz, na Municipalidade, das 8h às 18h.

Os palestrantes são: Laurindo Borelli Neto (Odontólogo, professor, membro da Associação Brasileira de Odontologia, doutor em Ciências Morfofuncionais pela USP e presidente da Sterngold Implamed do Brasil); Dr. Antonio de Pádua (Enfermeiro, mestre em obstetrícia e professor); Luciana Rêgo Lima (Farmacêutica, mestre em doenças tropicais, professora e pesquisadora); Ricardo Quintairosm (Ginecologista, com ênfase em reprodução humana e cirurgia minimamente invasiva (endoscopia ginecológica), presidente da Associação Paraense de Ginecologia e Obstetrícia) e Jurema Cláudia Barbosa (Enfermeira e terapeuta holística).

O Fórum de Saúde da Amazonia conta com patrocínio da Esamaz, Faculdade Inegrada Carajás e CPÓS.

Programação

 

·       DIA 11 DE NOVEMBRO, QUARTA-FEIRA

8h- Credenciamento 

 

9h – Palestra: As peculiaridades do parto domiciliar na região amazônica – avanços e desafios

 

11h – Roda de conversa: A humanização da saúde gestacional – a assistência terapêutica e de enfermagem durante a gestação

 

12h – Intervalo para almoço

 

13h- Palestra -  A farmacologia no parto normal

 

14h30- Palestra: Saúde ocular - do teste do olhinho à retinopatia da prematuridade

 

15h30- Coffee break

 

16h - Palestra: A importância da saúde bucal na gestação: o aumento de gestantes cardiopatas

 

17h – Palestra - Endometriose: a prevenção e o combate à infertilidade  

 

18h -Encerramento do primeiro dia  

 

·       12 DE NOVEMBRO, QUINTA-FEIRA 

8h - Roda de conversa: Atividades físicas e a alimentação - melhores treinamentos associados à alimentação para uma gestação saudável

 

10h -  Palestra: Depressão pós-parto  - o porquê e como tratar

 

11h - Palestra: HIV e a gestação - As mais variadas formas de transmissão vertical e a conduta no parto