Estética e Descarte de Medicamentos são destaques da IV Semana Acadêmica de Farmácia na Esamaz

  • Publicado em 25/05/2016
  • Notícias Farmácia
  • 3168

Foi aberta ontem (dia 24) na unidade Esamaz Municipalidade a IV Semana Acadêmica do Curso de Farmácia. Os acadêmicos levaram para hall da faculdade uma exposição de banners sobre produtos fitoterápicos e uma exposição de maquetes sobre biossegurança. Eles também puderam participar de cursos sobre Acunpuntura e Cosmetologia (limpeza de pele profunda).

Dentro do auditório, os alunos assistiram a tres palestras. A primeira foi sobre Farmacêutico na Estética, com a Dra. Camila Ghani Niederauer. Segundo a especialista a estética é um ramo muito promissor para os profissionais da área. “ Ele deve fazer um curso de Pós-Gradução em Farmácia Estética e estar muito bem qualifificado para atuar nesses procedimentos”, disse Camila.

O farmacêutico pode realizar Botox, Preenchimento Dérmico, Carboxiterapia, Criolipólise, entre outros procedimentos não evasivos, até mesmo o lifting.

Os Métodos Alternativos à utilização de Animais em Pesquisa Ciêntífica e Controle de Qualidade também foi tema da palestra do professor Heliomar Borralho Miranda.

A outra palestra foi sobre Descarte Racional de Medicamentos, com a professora e mestra Natasha Costa da Rocha Galucio. Ela repassou aos alunos novos conhecimentos sobre esse importante tema para os futuros farmacêuticos, de modo que eles possam repassar essas informações para toda sociedade.

Segundo a Coordenadora do Curso de Farmácia Adreanne Oliveira da Silva, a Semana Acadêmica tem como objetivo trazer para os alunos o que tem de mais novo na área de atuação deles.  “ Nós temos um projeto de fazer com que o Curso de Farmácia da Esamaz possa ser um pólo de recepção de remédios vencidos e avariados. Atualmente isso pode ser feito em qualquer hospital ou unidade de saúde”, disse ela.

Ainda segundo a coordenadora, a rede de farmácias Big Bem também já tem um projeto de implantar o descarte nas farmácias, com a orientação dos farmacêuticos que trabalham na rede. Todos esses remédios devem ser incinerados.

O Descarte Racional de Medicamentos também será tema da I Gincafarma sobre descarte de medicamentos vencidos e variados, que acontece nesta quarta-feira, dia 25. “A turma que conseguir o maior número de remédios que não podem mais ser usados (em peso) ganha a competição.”, explicou Adreane. A gincana vai marcar o encerramento da IV Semana Acadêmica de Farmácia.

 

Galeria de Imagens