Esamaz realiza ciclo de palestras sobre o cuidado com a saúde mental dos estudantes e profissionais de Psicologia

  • Publicado em 27/08/2019
  • Notícias Psicologia
  • 1549

O curso de Psicologia da Esamaz realizou o ciclo de palestras "O cuidar de quem cuida: A importância do cuidado com a saúde mental dos estudantes e profissionais de psicologia", nesta segunda-feira (26), na Municipalidade, em Belém. No evento, em alusão ao dia do psicólogo, comemorado hoje, 27 de agosto, os alunos do curso puderam aprender sobre os cuidados que o profissional da área precisa ter consigo. 

A programação foi durante todo o dia, iniciou às 8h e terminou às 17h30. Profissionais do curso debateram sobre os mais diversos assuntos, ao todo nove temas, como "A relevância da atuação do NAPP", Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico. "O que nos moveu a escolher esse tema foi a necessidade do cuidado, da saúde, para nós que estamos cuidando de quem está doente. Nós precisamos nos cuidar. Nossos alunos precisam se cuidar, porque daqui a pouco eles estarão estagiando em clínicas e vão se deparar com queixas dos pacientes. O cuidado com a saúde mental é básico, é fundamental, em qualquer área que a gente trabalhe", disse a professora e Coordenadora de Psicologia da Esamaz, Eliene Pereira.

Para Francisco Aires, professor de psicologia da Esamaz, eventos como esses são importantes para o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. "Eu sempre defendo a ideia de que a formação não é só em sala de aula. É Necessário que haja esses encontros para trazer experiências de outras pessoas, falar da profissão em si e mostrar que a formação não é simplesmente transmitir conhecimentos na sala de aula. Encontros como esse, estágios, clínica, todos esses eventos fazem parte da formação, então isso é muito importante. Que bom que vemos a participação dos próprios alunos na constituição do evento, isso mostra o quanto eles estão engajados no processo", detalhou o professor.

A programação foi elogiada pelos alunos da Instituição. "É um momento que a gente pode aprender mais a respeito do cuidado consigo mesmo, isso é muito importante. A gente precisa fazer terapia para que a gente também possa levar as nossas questões para o consultório, para se tratar, porque só ouvindo o paciente acabamos adoecendo com as questões deles somadas às nossas, então é muito importante que a gente tenha esse autocuidado", disse Alessandra Oliveira, aluna de psicologia da Esamaz.

O evento foi promovido e organizado pelos alunos, professores e a coordenação do curso de Psicologia da Esamaz.

Quer conhecer mais sobre o curso de psicologia da Esamaz? Acesse aqui

Galeria de Imagens