Esamaz festeja 15 anos de sucesso e novos desafios no ensino superior do Pará

  • Publicado em 08/08/2019
  • Notícias Diversas
  • 3787

Credibilidade, confiança, qualidade e família. Essas são algumas palavras que definem a trajetória vitoriosa da Esamaz. A faculdade completa 15 anos no próximo dia 12 de agosto. Começou com apenas 5 cursos e hoje tem 29. São cerca de 5.500 alunos e 600 colaboradores, entre docentes e técnicos administrativos. Sob o comando da família Almeida Gonçalves, a Esamaz caminha para se tornar um Centro Universitário ainda este ano. Um grande salto que vai ultrapassar as divisas do Pará, chegando ao Amazonas, Tocantins e Goiás. A Cesamaz, como dever ser chamado esse novo empreendimento, alcançará cerca de 25 mil alunos.

Para marcar o aniversário de 15 anos, a Esamaz preparou uma programação especial que começa nesta sexta-feira, dia 9, com uma missa em ação de graças que celebrada pelo Padre Humberto Brito, as 11h, no auditório da Esamaz-Municipalidade. Humberto é professor de Sociologia e Filosofia na faculdade e Pároco da Igreja de Santo Antonio de Pádua, em Ananindeua.

No sábado, dia 10, vai acontecer uma grande festa no Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, onde serão homenageadas diversas pessoas que contribuíram para o sucesso da faculdade. Na segunda-feira, dia 12, será realizada uma ação nos campi da Esamaz com a participação de alunos, professores e colaboradores.

Para o Vice Diretor Geral da Esamaz, professor Reinaldo Williams Almeida Gonçalves, a faculdade é uma grande família, onde os pais e alunos tem contato direto com toda direção. “ Esse atendimento pessoal é uma das nossas grandes marcas. Não existe nenhuma distância entre nós e a comunidade acadêmica. Mesmo como nossa expansão pretendemos manter essa aproximação com nossos alunos”, disse ele.

Além dos campi de Belém, a Esamaz congrega hoje a Esamaz Tec, que oferece cursos técnicos e profissionalizantes e FIC (Faculdade Integrada Carajás), que tem campi em Redenção no Sul do Pará. A Esamaz já trabalha para levar uma unidade da FIC para Conceição do Araguaia. A faculdade também chegou ao município de Abaetetuba, onde vai oferecer os cursos de Direito e Enfermagem. “Ficamos surpresos com a grande procura pelos cursos. E adiantamos a todos os interessados que as aulas serão 100% presenciais”, disse Reinaldo.

Ainda no interior do Estado, outro avanço da Esamaz foi a criação da Fazenda-Escola para o curso de Medicina Veterinária, que vai funcionar em São Domingos do Capim, no nordeste do Pará. “ Vamos oferecer toda infra-estrutura para que o aluno possa vivenciar na prática os ensinamentos do curso. Teremos alojamento para que o aluno passe toda semana na fazenda”, explicou Reinaldo.

Outra conquista recente da Esamaz foi o Certificação de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem. O curso de Enfermagem da faculdade foi o primeiro das regiões Norte e Nordeste a receber selo. Já Curso Técnico de Enfermagem da EsamazTec foi o primeiro do Brasil a receber a mesma certificação. “ Isso demonstra que estamos no caminho certo, buscando formar excelentes profissionais para o mercado de trabalho”, disse o Vice-Diretor Geral da Esamaz.

Ainda segundo Reinaldo , os investimentos em infra-estrutura de laboratórios e bibliotecas e a qualificação do corpo docente foram fundamentais para o sucesso na Esamaz no mercado do ensino superior do Pará. “ Quando o aluno chega na Esamaz e encontra tudo que ele precisa para garantir uma formação de qualidade, ele não sai mais”, garante o diretor.

A Esamaz também está em busca de avanços na plataforma tecnológica para suprir a demanda do Ensino a Distância (EAD). Para atrair novos alunos, a faculdade também criou um programa de financiamento própria, onde através de bolsas os alunos conseguem pagar os cursos.

“Chegar aos 15 anos com todo reconhecimento do mercado e da sociedade paraense é uma honra para nossa família. Não posso deixar de dividir todas essas conquistas com meus pais Reinaldo e Maria de Nazaré e minha irmã Rita. Essa união faz a diferença. É uma emoção muito grande pra todos nós”, finalizou Reinaldo.

Christian Emanoel- Assessor de Imprensa/ Esamaz