Esamaz conquista Selo e Certificação de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem

  • Publicado em 15/05/2019
  • Notícias Enfermagem
  • 1404

O curso de Enfermagem da  Esamaz é o primeiro das regiões Norte e Nordeste a receber o Selo e Certificação da Qualidade  do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Já o curso Técnico em Enfermagem da EsamazTec é o primeiro do Brasil a receber a mesma certificação. O anúncio foi feito ontem durante a Semana Acadêmica de Enfermagem da Esamaz, no auditório da instituição no bairro do Reduto, em Belém.

Quem trouxe a excelente notícia foi o Coordenador do Programa Nacional da Qualidade do Cofen, Claudio Porto. Durante a cerimônia ele apresentou os resultados da Comissão Avaliadora que analisou a qualidade de ensino do curso de graduação e do curso técnico. A Esamaz superou a expectativa do Cofen e alcançou 94,3% dos indicadores estabelecidos pelo Programa de Qualidade do Cofen. São avaliados 60 itens, sendo que a média para instituição conseguir levar o selo é preencher no mínimo 70% dos indicadores. A Esamaz e a EsamazTec chegaram próximo de quase 100% de aprovação.

O selo foi lançado pelo COFEN em janeiro deste ano. É uma certificação inédita no mundo que  visa a valorização não somente da instituição, mas principalmente dos profissionais que são responsáveis pela produção da qualidade dentro daquilo que se constrói na enfermagem brasileira

“Esse selo  vem premiar as boas práticas na formação profissional, ou seja, uma instituição quando certificada, também permitirá a certificação de todos os docentes que fazem parte do processo de construção de um aprendizado com responsabilidade e  ética profissional.”, disse Claudio.

Entre os itens avaliados está a qualidade no processo pedagógico. “Aquilo que se pretende buscar dentro da formação profissional, como formar um aluno, um profissional que tenha dentro do seu contexto de formação profissional todos os quesitos essenciais a que ele venha ser um profissional que ofereça uma enfermagem segura, isenta de risco e completa de qualidade à sociedade que ele vai servir após a formatura”, completou Claudio.

Para o Vice- Diretor Geral da Esamaz, a conquista do Selo e Certificação de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem é um fato histórico para faculdade.
“ Isso mostra que o trabalho que vem sendo desenvolvido na graduação e no curso técnico está sendo muito efetivo, demonstra ainda a qualidade do nosso corpo docente e das nossas instalações”, disse ele. Ainda segundo Reinaldo, o  bom profissional de enfermagem começa com uma boa formação acadêmica e curso de excelência.

“ Com a conquista desse selo vamos trabalhar ainda mais para avançar na qualidade estabelecida pelo Cofen e vamos buscar inovações tecnológicas para melhorar o desempenho dos cursos”, concluiu Reinaldo.

A professora Elisangela Mendonça, coordenadora do Curso de Enfermagem da Esamaz comemorou a conquista do selo. “ Isso é resultado de um trabalho árduo, onde fazemos a interação de entre a teoria e a prática e podemos colocar no mercado de trabalho, profissionais com qualidade, que possam assistir o paciente de forma completa.”, disse ela

A acadêmica  Erica Monteiro,  que cursa o  3º semestre de Enfermagem, disse que escolheu a profissão por amor e convicção. Ela acredita que o Selo do Cofen traz melhores possibilidades emprego “ Essa avaliação do Conselho Federal de Enfermagem é uma referência ótima para o mercado. Estamos muito felizes com essa conquista da faculdade”, disse ela

O coordenador do Curso Técnico em Enfermagem da EsamazTec,Adilson Mendes, ressaltou  que o selo do Cofen  representa a qualidade e eficácia do ensino oferecido aos alunos e como resultado traz boas expectativas para abertura de novas portas dentro do mercado de trabalho. “A nossa responsabilidade também aumenta. Temos o dever institucional de manter a qualidade de ensino, até porque a partir de agora seremos reavaliados anualmente pelo Programa de Qualidade do Cofen”, disse ele.

Para Antonio Guimarães, aluno do 2ºano do  Curso de Técnico em Enfermagem, o selo é um reflexo da qualidade do corpo docente e da estrutura oferecida pela EsamazTec. “ O selo vai aumentar muito o peso do nosso currículo e  mostra que todo conhecimento que estamos adquirindo será importante para o sucesso da nossa carreira profissional”, disse ele.

O selo já foi concedido a 7 hospitais e 2 instituições de ensino, uma de Brasília e uma de Belo Horizonte. No Pará, o Hospital Galileu será o primeiro a conquistar a certificação.

Christian Emanoel/ Assessor de Imprensa-Esamaz

Galeria de Imagens