Egressos do curso de Farmácia da Esamaz publicam Artigo Científico em livro lançado pela editora Atena

  • Publicado em 25/05/2021
  • Notícias Farmácia
  • 925

Neste primeiro semestre de 2021 as egressas do curso de Farmácia da ESAMAZ, Juliana Souza de Albuquerque, Priscila Diamantino Reis, Rosa Alcione Rodrigues Sodré em conjunto com professora Russany Silva da Costa publicaram o artigo científico, na forma de capítulo de livro, intitulado "OBTENÇÃO E ESTUDO DE ESTABILIDADE PRELIMINAR DE NANOEMULSÃO CONTENDO ÓLEO DE MANGA (Mangifera indica L.) PELO MÉTODO DE TEMPERATURA DE INVERSÃO DE FASES", no livro "Fármacos, Medicamentos, Cosméticos e Produtos Biotecnológicos", pela Editora Atena, sob ISBN 978-65-5706-786-4 e DOI 10.22533/at.ed.8642129013.

O artigo foi fruto do trabalho de conclusão de curso das alunas do Curso de Farmácia da ESAMAZ em parceria com o Laboratório de P & D Farmacêutico e Cosmético da Universidade Federal do Pará, coordenado pelo professor José Otávio C. Silva Jr. e trata do desenvolvimento de uma tecnologia inovadora que é a nanoemulsão a partir de um óleo vegetal, ou seja, o óleo de manga. O interesse na utilização de óleos vegetais se dá pela presença dos ácidos graxos linolênico e o linoleico, os quais vêm despertando crescente interesse pela indústria cosmética, devido sua promissora atividade anti-inflamatória e emoliente para a pele. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi obter e caracterizar a nanoemulsão contendo o óleo de manga (Mangifera indica L.), pelo método de temperatura de inversão de fases. E a escolha desse óleo deu-se devido suas propriedades antioxidante e anti-inflamatória e, também ao apelo sustentável, uma vez que o processamento industrial da manga descarta grande parte do fruto como as cascas e as sementes, as quais ainda possuem consideráveis teores de compostos nutricionais e funcionais que podem ser aproveitados.

A Direção da Esamaz e a coordenação do curso de Farmácia parabenizam os egressos e a professora Russany Silva da Costa pela conquista e dedicação à pesquisa.