Descubra 5 dicas para mandar bem na entrevista de estágio

  • Publicado em 30/11/2017
  • Notícias Dicas
  • 400

Para quem está cursando faculdade ou pretende fazer uma, possivelmente já pensou em fazer um estágio. Pois por meio dele é possível se destacar no mercado de trabalho. Para mandar bem nesta etapa, além de respirar fundo, você precisa pensar no que vai dizer, na forma como vai organizar sua fala e se preparar para as diversas perguntas.

Durante a graduação é comum que os estudantes busquem por oportunidades de estágio, seja para cumprir uma exigência da faculdade ou para começar a adquirir experiência profissional antes de se formar.

A entrevista de estágio é semelhante à entrevista de emprego: o recrutador procura conhecer mais sobre o candidato e identificar se o perfil dele é adequado para a posição que ele pretende ocupar. Como um estagiário não costuma ter muita experiência profissional em seu currículo, os aspectos comportamentais muitas vezes são mais importantes do que o conhecimento técnico

Conheça 5 dicas para se dar bem em uma entrevista de estágio:


1. Seja verdadeiro

É muito importante ser verdadeiro. Os recrutadores são especialistas no que fazem e conseguem identificar quando um candidato está mentindo, escondendo algo ou tentando agradar. Seja correto, objetivo e verdadeiro em suas respostas.

 

2. Vista-se adequadamente

Procure saber como é o ambiente da empresa e como as pessoas que trabalham ali se vestem. Em caso de dúvida (se precisa ir de terno, por exemplo), você pode perguntar quando entrarem em contato com você para marcar a entrevista. A dica dos especialistas é vestir-se de uma forma ligeiramente mais formal do que as pessoas que trabalham no lugar.


3. Fale Bem

Na entrevista de estágio é importante demonstrar que você é capaz de organizar bem as ideias e apresentá-las com clareza. Fale a um ritmo natural, tenha tranquilidade ao responder. É recomendável também pesquisar sobre a empresa, seus produtos ou serviços e atuação no mercado. Aproveite para falar sobre como você acredita que poderá ajudar fazendo parte da equipe.


4. Mantenha a Postura

A linguagem corporal diz muito mais sobre um candidato do que se pode imaginar. Por isso, mantenha uma boa postura e procure não exagerar nos gestos. Demonstre tranquilidade e aja normalmente, não procure ser o que não é.


5. Demonstre seus objetivos

Tenha claro para você mesmo o que você pretende com o estágio, como você aproveitará a chance de praticar o que está aprendendo em sala de aula e contribuir com novas ideias, que habilidades profissionais você pretende desenvolver. Quando solicitado, demonstre quais são seus objetivos.


Com informações do Guia da Carreira