Curso de Terapia Ocupacional promove VI Jornada de Trabalhos de Conclusão de Curso

  • Publicado em 17/06/2016
  • Notícias Terapia Ocupacional
  • 1730

Com a presença de amigos e familiares nas salas de aulas, alunos concluintes do Curso de Terapia Ocupacional apresentaram os Trabalhos de Conclusão do Curso nesta quinta-feira, dia 16,  na Unidade da Esamaz, na Municipalidade, em Belém. Eles estavam acompanhados dos orientadores e expuseram os resultados dos trabalhos científicos para as bancas examinadoras, formadas por docentes do curso de Terapia Ocupacional da Esamaz e profissionais convidados.

Os trabalhos apresentados discutem temas sobre a qualidade de vida de idosos e trabalhadores; Terapia Ocupacional Social na regionalidade paraense, equoterapia e skate longboard como recurso terapêutico.

Segundo a Coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional da Esamaz, Wildete Cardoso Conde, foram apresentados oito trabalhos nessa primeira etapa da IV Jornada de TCC´s. “ Todos os acadêmicos de dedicaram e alcançaram ótimos resultados com seus trabalhos de conclusão de curso”, disse ela.

Ainda segundo a Coordenadora, entre os TCC´s apresentados, um dos que se destacou foi o de Skate Longboard como recurso terapêutico, onde o aluno responsável pela pesquisa mostrou aos jovens usuários do skate uma outra perspectiva de vida, através do esporte. “ Ele procurou esclarecer os skatistas sobre o males causados pelo uso de drogas. A Terapia Ocupacional entrou como aliada nesse tratamento. A idéia é trazer qualidade de vida para esses jovens ”, explicou a professora Wildete.

As acadêmicas Suane Nascimento e Fabricia Rocha foram aprovadas com um TCC sobre o Processo de Estresse dos Operadores de Telemarketing. As duas já trabalharam nesse setor e conhecem muito bem o ambiente de call center. Os trabalhadores desse setor costumam desenvolver problemas como estresse, Dort, Ler, distúrbios alimentares e vocais. “ Nós fizemos uma pesquisa de revisão bibliográfica para mostrar que é possível prevenir todos esses males com ajuda da terapia ocupacional”, disse Suane.

Outro trabalho apresentado mostrou que a Terapia Ocupacional pode ser uma aliada da Equoterapia. Essa pesquisa foi feita pelas acadêmicas Suelem Carneiro e Nilcilene Pinto.

“ Os profissionais de TO tem inúmeras possibilidades de ajudar no tratamento de pacientes que utilizam a equoterapia”, explicou Suelem. O TCC delas também foi aprovado.

Texto e fotos: Christian Emanoel
Assessor de Imprensa / Esamaz

Galeria de Imagens