Curso de Enfermagem da Esamaz recebe Selo de Certificação e Qualidade do COFEN

  • Publicado em 04/09/2019
  • Notícias Enfermagem
  • 538

Os curso de Enfermagem da Esamaz e Técnico em Enfermagem da EsamazTec receberam nesta quarta-feira, dia 04, em cerimônia realizada no auditório da unidade Municipalidade, em Belém, o Selo de Certificação e Qualidade concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem. A outorga reconhece a alta qualidade de ensino das duas instituições. O selo também foi entregue a todo corpo docente na Esamaz e da EsamazTec. Os professores receberam essa homenagem por estarem dentro dos melhores padrões de ensino na área de Enfermagem de todo Brasil. A maioria deles tem Mestrado, Doutorado ou Pós-Graduação nas áreas específicas de ensino.

A cerimônia de outorga do selo contou com a participação do Conselheiro do Coren/Pa, Luiz Heleno Oliveira; do Conselheiro do COFEN, Antonio Marcos Freire Gomes; da Coordenadora do Curso de Enfermagem da Esamaz, professora Elisangela Mendonça e do Coordenador do Curso de Técnico em Enfermagem da EsamazTEC, professor Adilson Mendes.

Alunos dos cursos de Enfermagem da Esamaz e de Técnico de Enfermagem da Esamaz Tec, além de professores das duas instituições lotaram o auditório da Esamaz para prestigiar a entrega do Selo do COFEN.

O Selo de Certificação e Qualidade faz parte do Programa Nacional de Qualidade dos Sistemas COFEN/CORENS. A escolha das instituições é feita por um grupo formado por especialistas na área de formação profissional em todo país. São eles que fazem a aferição dos 78 indicadores. A Esamaz conseguiu alcançar 92,3% e a EsamazTec 79,4%. O mínimo exigido é de 75%, o que equivale a 56 indicadores.

“Nós fomos avaliados com relação a estrutura, qualificação do corpo docente, campos de estágio, aulas práticas, enfim, tudo que permeia a matriz curricular e que permite que esse aluno tenha uma formação de qualidade", explicou a professora Elisangela Mendonça, Coordenadora do Curso de Enfermagem da Esamaz.

A Esamaz é a primeira faculdade das regiões Norte/Nordeste a receber o selo do COFEN. Já a EsamazTec é a primeira escola técnica do Brasil a receber a outorga.

Segundo o Coordenador da Comissão Nacional de Qualidade do Cofen, Claudio Porto, a ausência do ensino a distância, principalmente nas áreas práticas e de estágio, a qualificação dos professores nas suas áreas de atuação e projeto pedagógico foram fundamentais para que a Esamaz e Esamaz Tec recebessem o selo. “ É um reconhecimento pela qualidade do ensino oferecido pelas duas instituições. O selo é uma garantia para os alunos e para sociedade que irá receber esses futuros profissionais ”, disse ele

O Vice-Diretor Geral da Esamaz e EsamazTec, Reinaldo Williams, disse que o Selo de Certificação e Qualidade do COFEN é uma conquista para os alunos das duas instituições. “ Eles terão formação de excelente qualidade com professores reconhecidos na área de Enfermagem. Nossa meta é alcançar todos os indicadores nas próximas avaliações do COFEN”, disse ele

Ainda segundo Reinaldo, as instituições já estão trabalhando em cima do relatório do COFEN para fortalecer as atividades de campo, aquisição de novos equipamentos para os laboratórios e novas ferramentas de ensino. “ O selo trouxe ainda mais responsabilidade e vamos buscar melhorar a cada dia”, completou.

Para o representante do Conselho Regional de Enfermagem do Pará, Luiz Heleno Oliveiro, a conquista da outorga pela Esamaz é resultado do compromisso da instituição na formação do bom profissional. Ele também ressaltou o reconhecimento dado ao corpo docente. “ Isso foi algo inédito criado pelo COFEN, pois a certificações internacionais reconheciam apenas as instituições. Já o Selo do COFEN se estende aos profissionais responsáveis pela formação dos alunos”, disse ele.

O Coordenador do Curso Técnico em Enfermagem da EsamazTec, professor Adilson Mendes, ressaltou que o selo é resultado de um grande esforço de todos os professores.
“ Vamos trabalhar agora para manter essa qualidade cada vez melhor” , disse ele

A acadêmica do 5º Semestre do Curso de Enfermagem da Esamaz, Kelly Lopes, disse que o selo do COFEN só veio comprovar a qualidade que a instituição tem no ensino. “ Essa outorga será um grande incentivo para todos nós e vai fazer a diferença no nosso currículo”, disse a aluna.

Para Adriana Amorim, aluna do curso Técnico em Enfermagem da Esamaztec afirmou, “A EsamazTec é a melhor escola técnica profissionalizante, porque tem me ensinando muita coisa. Tenho ótimos professores, são bem atenciosos, temos a melhor estrutura, temos a melhor equipe. Graças à EsamazTec estou amando cada vez mais a enfermagem, eles estão dando um suporte muito bom para a gente”.

O Conselheiro do COFEN Antonio Marcos Freire Gomes parabenizou a Esamaz e Esamaz TEC pela conquista. “ Esse reconhecimento torna a Enfermagem mais forte na prestação de serviços para a população do Pará”, disse ele

Christian Emanoel- Assessor de Imprensa/Esamaz

Galeria de Imagens