Curso de Biomedicina recebe veteranos e calouros para o primeiro semestre de 2020 com atividade de acolhimento

  • Publicado em 12/02/2020
  • Notícias Biomedicina
  • 1693

Com o objetivo de acolher e integrar veteranos e calouros de Biomedicina da Esamaz, o curso promoveu uma semana intensa de atividades para o início do semestre letivo, com a participação de várias professoras egressas da Instituição.

Na última semana, os veteranos foram recepcionados com um delicioso coffee break e um bolo de um metro de comprimento. Durante o dia participaram de uma mesa redonda onde foram debatidos vários temas com Biomédicas egressas da Esamaz. Participaram da mesa redonda as professoras:

- Ana paula da Silva Paixao, biomédica formada pela Esamaz, Especialista em Microbiologia Ambiental/UFPA, chefe da Citometria de Fluxo e Biologia Molecular Laboratório Paulo Azevedo.

- Gleyce de Fátima Silva Santos, biomédica do Hospital do Coração, Especialista em Citologia do Trato Genital Feminino/FIBRA, Mestre e Doutoranda em Doenças Tropicais/NMT/UFPA.

- Izabelle Cristiane da Silva Pinheiro, biomédica, Especialista em Biomedicina Estética pelo Núcleo de Estudos e Treinamento Ana Carolina Puga.

- Karla Fabiane Lopes de Melo, graduada em biomedicina pela Esamaz desde 2015, Mestre em Virologia pelo Instituto Evandro Chagas, e doutoranda do PPGBAIP, docente da Esamaz desde 2018.

- Claudia Baltazar, graduada em biomedicina pela Esamaz desde 2012. Mestre e Doutora em Patologia das doenças Tropicais pelo NMT/UFPA, docente da Esamaz desde 2015.

- Fabiolla da Silva dos Santos, graduada em biomedicina pela ESAMAZ desde 2014, Mestre em Biologia Parasitária na Amazônia (UEPA), Doutoranda em Virologia no Instituto Evandro Chagas.

Na programação do curso várias oficinas marcaram o início da vida acadêmica para os novos alunos. A equipe de professores fez uma excelente apresentação abordando os seguintes temas:

- Pesquisa de Artigos na Base de Dados Científicas da Saúde, ministrado pela Professora Dra. Cláudia Baltazar;

- Células Normais do Trato Genital Feminino na Coloração de Papanicolau, ministrada pelo Professor Me. Célio Amoedo;

- Introdução ao Manuseio e Manutenção de Microscópios Ópticos, ministrado pelos professores Dr. Samir Casseb, Me. Moisés Pereira e Me. Andrei Simões;

- Currículo Lattes: Instruções de Preenchimento, ministado pela Professora Me. Fabíola Santos;

- Atuação do biomédico na Imagenologia e Protocolos de TC e RM, ministrado pelo Professor Me. Sleimmam.

Para a professora Fabiolla da Silva dos Santos, graduada em Biomedicina pela ESAMAZ desde 2014, o curso de biomedicina proporcionou um grande aprendizado e abriu muitas portas em sua vida profissional. "No segundo ano de faculdade comecei o estágio no Instituto Evandro Chagas, fiz monitoria em histologia e embriologia na ESAMAZ no período da noite e antes de terminar minha graduação já havia passado no mestrado em Biologia Parasitária na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará, em seguida entrei no doutorado em Virologia pelo Instituto Evandro Chagas e hoje sou professora da graduação, além de coordenar o curso de pós-graduação em Microbiologia e Imunologia pela ESAMAZ. Sou extremamente grata a tudo o que essa instituição me proporcionou e proporciona até hoje", comentou.

A professora Cláudia Baltazar, graduada em Biomedicina pela Esamaz desde 2012, falou sobre a importância da Esamaz em sua formação. "A Esamaz contribuiu com a minha formação, oferencendo excelente ensino, estrutura e professores referências no mercado. Logo, tive uma excelente formação o que me permitiu rapidamente a inserção no mestrado, doutorado e posteriormente no mercado de trabalho. Hoje sou grata a IES por estar de volta, na condição de docente e cada vez mais contribuindo com a minha capacitação profissional", disse.

Para a coordenadora do curso de Biomedicina da Esamaz, Profa. Dra. Cláudia Miranda, esses momentos são muito importantes para vida acadêmica de nossos alunos. "Os relatos das profissionais biomédicas trazem a tona a importância de uma Instituição na vida de um profissional, bem como a sua vivência na profissão", disse.

Para finalizar as atividades foram sorteados botons de Biomedicina entre os alunos.

 

Galeria de Imagens