Coordenadora do Curso de Nutrição dá dicas sobre alimentação para Corrida do Círio

  • Publicado em 19/10/2019
  • Notícias Nutrição
  • 1009

CORRIDA DO CÍRIO 2019 

DICAS NUTRICIONAIS 

A corrida do Círio é um momento muito aguardado não só por atletas, mas também por quem busca melhorar sua qualidade de vida, incluindo uma atividade física em sua rotina. Por isso, todos os fatores que contribuem para a realização de uma boa corrida são importantes a serem observados, entre eles, a alimentação. Confira algumas dicas sobre o assunto com a nutricionista Erika Ferreira: 

NA VÉSPERA DA CORRIDA 

Apesar da época “nos convidar” a comer nossas comidas típicas, evite as que são muito gordurosas e de digestão mais demorada, como a maniçoba, o vatapá, caruru. O pato no tucupi ou a variação mais comum dele, frango ao tucupi pode ser consumido com o arroz, porém, a farinha deve ser evitada nesse momento. 

A ingestão de carboidratos complexos, como batata doce e os integrais, são sugeridos, pois o trabalho muscular será bastante exigido. A cenoura é bem vinda também.

Consuma alimentos com potencial antioxidante, como frutas (laranja, acerola, manga, melancia), e vegetais (alface, jambu, couve, acelga) associado ao bom e velho “arroz com feijão” (sem “entulhos”) e uma proteína de origem animal ou vegetal, caso o participante tenha restrições ou não consuma proteína de origem animal. Isso dará uma “recarga” para as células manterem o funcionamento adequado do metabolismo. 

A hidratação através da ingestão de água é ponto igualmente importante ao longo de todo o dia, assim como o descanso adequado para estar bem disposto na manhã de domingo. 

DIA DA CORRIDA 

Até 2h ou 1h 30’ antes do horário da corrida, o participante deve ingerir seu café da manhã, que pode conter pão (sem ser o integral nesse momento), café preto pra quem gostar ou 1 copo de suco de fruta (laranja, acerola, por exemplo).

Até 40 minutos antes da corrida, o participante pode consumir fontes de carboidrato para ter a energia necessária para aguentar o ritmo da corrida, principalmente para quem for fazer o percurso dos 10Km. Sugestões: banana; maçã, barra de cereal. 

Manter a hidratação ao longo da prova com a água que é distribuída durante o trajeto. 

E, claro, aproveitar o momento, que envolve muita expectativa, superação, e, claro, muita devoção também, afinal, é a corrida do Círio de Nazaré! 

Boa corrida a todos!
Professora Erika Ferreira- Coordenadora do Curso de Nutrição da Esamaz

ASCOM/ESAMAZ