Confira 6 dicas para uma boa apresentação de TCC

  • Publicado em 28/11/2017
  • Notícias Dicas
  • 2095

Depois passar anos estudando, o aluno  precisa explicar, em apenas alguns minutos, o seu trabalho de conclusão de curso. Nesse sentido, a apresentação de TCC é um momento importante na trajetória acadêmica.

Para apresentar o trabalho com mais segurança, é  importante elaborar um roteiro, contendo os pontos centrais do seu TCC. Coloque no papel como será feita a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Dessa forma, ficará muito mais fácil organizar a apresentação oral e não perder a linha de raciocínio.

A introdução é responsável por mostrar o assunto central, o objetivo do estudo, a metodologia usada e a forma como a pesquisa aconteceu. Já o desenvolvimento abrange o desenrolar do trabalho, ou seja, os principais tópicos estudados ao longo dos capítulos. Por fim, a conclusão é o momento de retomar a ideia central e apresentar os resultados obtidos.

Faça um ensaio em casa

O ensaio é fundamental para que a apresentação do TCC seja bem-sucedida. Portanto, pegue o roteiro, leia com atenção e exercite a sua fala. Ensaiar é fundamental para que a apresentação aconteça de forma natural, segura e dentro do tempo

Controle o tempo

O ensaio é ótimo por vários motivos, especialmente para controlar o tempo. Tenha em mãos um cronômetro e faça de tudo para comportar a sua fala dentro do tempo estabelecido pela banca. Se for um TCC em grupo, os demais integrantes podem colaborar dando sinais a cada 10 minutos.

Prepare um bom slide

Algumas pessoas optam por colocar textos e mais textos no slide, mas isso não é a melhor estratégia em uma apresentação de TCC. O documento deve servir apenas de apoio para a fala do apresentador, mostrando os tópicos principais do trabalho. Todo cuidado é pouco para não deixar o material poluído e sobrecarregado de informações.

Chegue com antecedência

A apresentação do TCC é o dia D. Você levou meses da sua vida se preparando para isso. Portanto, chegue com no mínimo 30 minutos de antecedência.

Teste os equipamentos

Teste os equipamentos disponíveis para a apresentação, como som, projetor, computador e apresentador remoto. Se alguma coisa estiver com defeito, dará tempo de corrigir ou pensar numa improvisação.

Saiba articular com a banca

Ao final da apresentação, os professores costumam fazer questionamentos sobre o trabalho. Você deve justificar as suas ações, responder com firmeza e mostrar ter conhecimento aprofundado sobre o tema do TCC. Não discuta, mas defenda as suas ideias.

 Com informações do Via Carreira