Clínica odontológica da Esamaz lançará tratamento inovador contra cáries e manchas brancas

  • Publicado em 25/04/2015
  • Notícias Odontologia
  • 3533

O tratamento, que consiste no uso de uma resina altamente fluida e de baixa viscosidade, é uma ótima opção para quem tem medo do barulho do motor de alta rotação e ainda preserva as partes sadias do dente, evitando o desgaste desnecessário.

 

A Domo Odontologia Clínica e Atendimento 24 horas, que atende a qualquer hora serviços odontológicos desde a prevenção a doenças bucais até cirurgias complexas, disponibiliza para seus pacientes um moderno sistema de restauração dental, que deixa no passado o uso do assustador “motorzinho do dentista”. Com a aplicação de uma espécie de ácido e uma resina, que penetra na região atingida do dente pela cárie, e evita o desgaste do tecido saudável, causado pelo uso do motor de alta rotação, tradicionalmente usado pelos dentistas.

 

O tratamento foi criado na Alemanha e trazido para o Brasil pela empresa DMG sediada em Hamburgo, onde ainda é pouco conhecido. Uma das poucas clínicas universitárias nacionais a utilizar o tratamento, batizado de ICON – Infiltrant Concept -, é a da ESAMAZ. “Esse tratamento serve para, além de dar mais conforto aos pacientes – com cáries em fase inicial, ou seja, que ainda não formaram cavidades e foram diagnosticadas pelo dentista precocemente, e que sentem-se incomodados com o barulho do motor e ainda querem preservar o tecido saudável do dente”, comenta Prof. Dr. Laurindo Borelli Neto, Assessor da Diretoria da Faculdade para a Área de Saúde.

 

Em Novembro de 2014 foi proferida palestra pelo referido professor sobre este assunto, ao corpo docente e discente da Faculdade de Odontologia da ESAMAZ, dando o início a este processo. Agora será feita a implantação deste projeto, de caráter inédito no país, no que tange ao atendimento em Cursos de Odontologia no país.

 

O método consiste no uso de uma resina altamente fluida que penetra no esmalte e bloqueia a evolução da cárie, promovendo a manutenção da estrutura dental sadia, em áreas difíceis de alcançar, ou seja, entre os dentes, e em superfícies lisas, sem a necessidade do uso de anestesias e perfurações, além de ser ralizado em única sessão.

 

“Optamos por utilizar o sistema, justamente pela preocupação com a preservação de dentes com cáries iniciais, em que o motor, obrigatoriamente, faria um desgaste desnecessário, além do maior conforto que proporciona aos pacientes”, comenta o Prof. Borelli.