Ciclo de Palestras sobre o novo Coronavírus lota auditório na Esamaz

  • Publicado em 11/03/2020
  • Notícias Biomedicina
  • 2202

Mais de 300 pessoas, entre alunos da Esamaz, convidados e alunos externos, lotaram o auditório da Esamaz para participarem do Ciclo de Palestras sobre o novo Coronavírus (SARS-CoV-2 e a COVID-19), realizado nesta terça-feira, dia 10, no auditório da unidade Municipalidade, em Belém.

O evento, organizado pela equipe de professores e a coordenação do curso de Biomedicina da Esamaz, apresentou e debateu com pesquisadores do Instituto Evandro Chagas e professores da Instituição o que há de mais atual em informações sobre o SARS-CoV-2 e a COVID-19.

Durante uma manhã inteira os participantes puderam assistir a várias palestras sobre o tema. Uma das palestrantes foi a pesquisadora Ma. Mirleide Cordeiro dos Santos, coordenadora do Laboratório de Vírus Respiratório do Instituto Evandro Chagas, uma das maiores autoridades em viroses respiratórias. A pesquisadora disse que estão sendo tomadas todas as providências necessárias para o diagnóstico e a prevenção da doença, inclusive com a capacitação de profissionais que atuam na área da saúde.

Outro palestrante da manhã foi o pesquisador Biomédico Edivaldo Costa Sousa Júnior, mestre em Genética e Biologia Molecular, com ênfase em Bioinformática e Técnico em Pesquisa e Investigação Biomédica no Laboratório de Vírus Respiratórios do Instituto Evandro Chagas. Na ocasião, o pesquisador relatou de forma didática sobre a estrutura genética do vírus.

Os pesquisadores da área de virologia e professores da Instituição, Dr. Samir Casseb e a professora Dra. Fabiolla Santos, doutores em Virologia, também explanaram sobre o assunto para os participantes.

Para o professor Samir, atividades como essas são de grande importância para o desenvolvimento crítico dos alunos e também para oportunizar o contato com pesquisadores que estudam agravos relacionados a saúde pública, como o coronavírus. "Foi importante o esclarecimento sobre dúvidas principalmente em relação as prevenções e cuidados que devemos ter não somente para o coronavírus, mas também para outros vírus de transmissão respiratória", enfatizou.

De acordo com a professora Fabiolla, com a recente confirmação do primeiro caso no Brasil, torna-se de suma importância conhecemos melhor sobre o comportamento viral, diagnóstico, sua dispersão, imunopatogênese e, principalmente, seu modo de transmissão e prevenção, disse ela.

Para a Coordenadora do Curso de Biomedicina, professora Dra. Cláudia Miranda, o evento foi de grande importância para todos, pois proporcionou aos participantes informações atuais sobre a doença. "A Esamaz enquanto Instituição de ensino, pesquisa e extensão cumpre o seu papel social organizando fóruns de discussões sobre assuntos de grande importância para a saúde pública. De acordo com a gestora a informação correta e verdadeira sobre a epidemiologia, fatores de riscos, diagnóstico e prevenção da doença é a principal ferramenta para combater esse agravo. Devido a esse novo desafio, novos hábitos devem ser adquidos e velhos hábitos devem ser relembrados por todos os cidadãos, tais como a lavagem das mãos. Esse compartilhamento de informações é importante para que ocorra o empoderamento do assunto em todos os segmentos sociais", explicou.

O curso de Biomedicina da Esamaz agradece a todos os participantes.

P.S.: A equipe de Professores do curso de Biomedicina aproveita para informar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a COVID-19 como pandemia. Assim sendo, todos devem procurar conhecer o assunto.

Galeria de Imagens