Cerimônia do Jaleco emociona alunos, pais e professores na Esamaz

  • Publicado em 20/09/2019
  • Notícias Diversas
  • 7169

A emoção tomou de conta dos professores, alunos e familiares que participaram da Cerimônia do Jaleco dos cursos de saúde da Esamaz. O evento ocorreu na manhã e noite desta quinta-feira (19), no auditório da unidade Municipalidade.

A cerimônia foi para a entrega dos jalecos os alunos dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Nutrição, Medicina Veterinária e Fonoaudiologia da Esamaz.

O Coordenador pedagógico, Roberto Alcântara, disse que ver a entrega dos jalecos é comparável à emoção de ver os alunos entrando pela primeira vez na faculdade e demonstra a responsabilidade e a preocupação que eles começam a ter na vida acadêmica, em relação à prática que vão desenvolver. "Isso é importante, porque cria no aluno a conscientização do novo papel dele na sociedade", afirmou.

Para a coordenadora do curso de Nutrição da Esamaz, Erika Ferreira, o evento foi de grande significado, não apenas para os alunos e professores, mas para todos os familiares que estavam presentes. "Agora está iniciando uma nova etapa na vida deles, então desejo que eles tenham muito sucesso e muita perseverança, porque sempre haverá obstáculos, mas a gente tem que olhar como etapas que vamos passando e vencendo", disse a coordenadora.

Sarah Scalercio, professora do curso de Farmácia, falou sobre a importância de saber utilizar o jaleco como instrumento de proteção individual e seu uso deve ser restrito em áreas técnicas. "O profissional não deve sair do ambiente insalubre com o jaleco, se não estará levando contaminantes e riscos para as pessoas e para si próprio", explicou.

A emoção tomou de conta dos alunos que receberam os jalecos. "É uma responsabilidade muito grande ter esse símbolo atrelado a nossa trajetória acadêmica e esperamos fazer o que o curso exige para nos tornarmos profissionais capacitados na atuação do nosso papel", disse Thales Matheus Lobato, aluno do curso 1° semestre de Medicina Veterinária da Esamaz.

O pai de Thales Matheus também estava emocionado ao ver o filho recebendo o jaleco. "É uma grande satisfação ver meu filho participando desse momento. A instituição está de parabéns. É um momento muito importante para toda a nossa família", expressou Rosivaldo Lobato.

Ana Karina Corrêa, aluna do 2° semestre de Enfermagem, também estava emocionada ao receber o jaleco. "Eu sempre sonhei com esse momento. Minha mãe é enfermeira e eu segui os passos dela, então é muito importante tanto para mim, como para a minha família", detalhou.

A professora do curso de Medicina Veterinária, Edwana Monteiro, que representou a coordenação do curso, disse que foi grande o prazer de ver seus alunos iniciando mais uma etapa importante na vida acadêmica. "É muito bom poder contribuir com o sonho deles e, muita das vezes, dos pais também. Espero que usufruam e aproveitem toda estrutura que a Esamaz oferece para eles", disse a coordenadora.

O Vice-Diretor da Esamaz, Reinaldo Gonçalves, disse que já fez muitas cerimônias da entrega do jaleco, mas que cada uma tem um significado e um sentimento único. "Estar aqui, celebrando com os meus alunos, que estão usando pela primeira vez o jaleco que vão levar para o resto da vida acadêmica e profissional, é de grande alegria. Acima de tudo, é mostrar a eles que somos uma família. Sucesso a todos e que honrem o que escolheram", afirmou.

A cerimônia, explica a coordenadora do curso de Farmácia, Natasha Galucio, conscientizou a família da importância do curso e para que abracem as mudanças de vida que estão ocorrendo na vida acadêmica e profissional desse aluno. "Muitas vezes é a primeira graduação deles. Muitos estavam há tempo sem estudar e você vê a emoção da família. Alguns até choram. A cerimônia é um marco inicial para a gente. É quando estamos mostrando para eles que é o começo. Por isso é tão importante", disse Natasha. 

Segundo a coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Thaís Galdino de Oliveira, foi gratificante ver que os alunos estão no caminho certo e que escolheram a Esamaz para adquirir os conhecimentos, através da graduação, para realizarem seus sonhos profissionais. "A representação do jaleco é o momento que ele vai conseguir esse instrumento para exercer a profissão com excelência e eficiência", explicou.

Alberto Fernandes, aluno do 2° semestre de Fonoaudiologia, disse que a cerimônia lhe retirou as palavras por não ter como expressar a emoção de viver o momento. "Receber o jaleco é a confirmação daquilo que Deus me chama", disse o aluno.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Elizangela Mendonça, disse que o jaleco serve como identificação, mas serve mais ainda como proteção, tanto para o profissional quanto para o paciente. "Isso é muito importante para que sejam profissionais com qualidade e com consciência da utilização correta do jaleco", concluiu. 

Acompanhe os registros dessa cerimônia emocionante. 

Galeria de Imagens