Artigo do Curso de Enfermagem da Esamaz será publicado em importante revista científica

  • Publicado em 09/01/2019
  • Notícias Enfermagem
  • 1769

O artigo ciêntífico " Aspectos Epidemiológicos da Leishmaniose Visceral", assinado por acadêmicos e professores do Curso de Enfermagem da Esamaz será publicado na Revista Eletrônica Acervo Saúde, uma das mais importantes da área de saúde e que possui selo Qualis B2 da CAPES. A  carta de aceite do artigo foi encaminhada para o professor Adilson Mendes de Figueiredo Júnior, que foi o orientador do TCC que originou o estudo.
O TCC teve como objetivo levantar informações de caráter quantitativo sobre os flebotomíneos (moscas hematófagas) transmissores da Leishmaniose Visceral na Ilha de Cotijuba, em Belém. As moscas que se alimentam de sangue estão entre os principais vetores de  transmissão da doença.

"Essa publicação representa uma maior visibilidade para o Curso de Enfermagem da Esamaz, pois ressalta a função epidemiológica e de vigilância em saúde dos enfermeiros, acrescentando conhecimento científico para diversas áreas da saúde", explicou o professor Adilson.

A Leishmaniose Visceral é uma doença infecciosa sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia e outras manifestações.
Nos últimos 26 anos a taxa de incidência em todo o Brasil aumentou 53%

"Para evitar a doença é necessário o controle da proliferação do mosquito-palha, mantendo o ambiente limpo, livre de entulhos e acúmulo de lixo. Higiene e limpeza são fundamentais para diminuir a incidência do transmissor. O uso de telas em portas e em janelas também é de fundamental importância", disse o professor Adilson

O artigo foi assinado pelos alunos Eliana do Socorro Monteiro dos Santos,Gabriela Barbosa Maia dos Santos e Raimunda Freitas da Silva. E pelos professores Adilson Mendes de Figueiredo Júnior, Elizangela Fonseca de Mendonça e Rubia Rodrigues Neves.

Christian Emanoel (Assessoria de Imprensa da Esamaz)