Amamentação foi tema de atividade de alunos do curso de Nutrição da Esamaz

  • Publicado em 27/05/2022
  • Notícias Nutrição
  • 63

Alunas do quinto semestre do curso de Nutrição da Esamaz, realizaram uma atividade referente à disciplina de Nutrição Materna e da Mulher, com o tema Amamentação.

Abordando as temáticas: Pega correta, ordenha e posições durante a amamentação, a atividade foi supervisionada pela professora Taise Lucena.

Dicas de amamentação

Pega correta:

O que é a pega na amamentação?

A pega é a forma com que o bebê abocanha o peito para mamar. Com a pega correta, a sucção é muito mais efetiva, esvaziando a mama. Assim, o bebê consegue se desenvolver melhor e crescer de forma saudável.

Como fazer a pega correta?

- Incentive o seu bebê a abrir bem a boca.

- Traga o seu bebê junto ao peito.

- Observe como está a pega

Ordenha?

Por que a ordenha é importante?

Ordenhar o leite é importante porque:

- Evita que o peito fique endurecido e dolorido.

- Evita que o leite empedre (o famoso ingurgitamento mamário).

- Deixa o peito mais macio, facilitando a mamada para o seu bebê.

- Estimula a produção de leite.

- Ajuda você a ter leite armazenado para algum momento em que não consiga amamentar – ou pode servir para outros bebês caso você opte pela doação de leite materno.

Posições de amamentação

Se a mãezinha estiver machucada ou com algum desconforto, mudar a posição de amamentação pode fazer toda a diferença, ajudando na ergonomia, facilitando a amamentação e ajudando tanto você quanto o seu bebê a ficarem mais relaxados.

Posição invertida: essa posição geralmente é mais fácil de manter por mais tempo, porque o peso do bebê não faz pressão sob o abdômen.

Posição tradicional: essa posição deixa o corpo do bebê em um ângulo de 45ºC, o que ajuda com o refluxo. É sempre bom reclinar um pouco as costas para trás.

Posição de cavalinho: essa posição é ideal para o bebê que já fica sentado sem apoio ou que tem refluxo. Se o seu bebê ainda não fica sentado sem apoio, é necessário segurar bem as costas e a cabecinha dele.

Deitada de lado: essa posição de amamentação é muito confortável porque a mãe e o bebê ficam mais relaxados. A mãe se deita de lado com o corpo de frente para o do seu bebê – apoiando o seu corpo ao do bebê com almofadas e até manter um dos braços sob a cabeça dele para dar apoio. Daí, com a mão livre, é só levar a boquinha do seu bebê até o peito.

Se interessou pela área? Faça Nutrição na Esamaz! Inscreva-se no processo seletivo Vestibular 2022/2. Inscrições até 09/06/2022. Prova presencial dia 12/06/2022. Acesse aqui!

Galeria de Imagens