Alunos de Psicologia e Enfermagem da Esamaz, que compõem a LASMI, apresentam trabalho na Bahia e em Manaus

  • Publicado em 19/11/2019
  • Notícias Enfermagem
  • 1107

Os alunos do curso de Enfermagem da Esamaz apresentaram trabalho no XV Congresso Brasileiro de Estudantes de Enfermagem (CBEEn), que ocorreu dos dias 06 a 10 deste mês, na cidade de Feira de Santana, na Bahia. Na ocasião, os alunos da LASMI - Liga Acadêmica de Saúde Mental Interdisciplinar palestraram sobre questões de inclusão e acessibilidade do Sistema Único de Saúde.

Os alunos da Esamaz compartilharam dois trabalhos científicos correlacionando, em ambos, a importância da educação, em saúde, como forma de instruir para prevenir. O evento teve como tema “O Empoderamento Sociocientífico da Enfermagem: O Futuro da Educação Frente aos Retrocessos do Atual Cenário Político”.

Segundo Hector Lourinho, aluno do último semestre do curso de Enfermagem da Esamaz e presidente da LASMI, o Congresso abre um leque de oportunidades que incentiva os futuros profissionais a serem cada vez melhores. “Aproveitamos ao máximo tudo que nos foi proposto e, com certeza, voltamos com novos horizontes e conhecimentos científicos, sociais e culturais, uma vez que no evento haviam estudantes de enfermagem de várias regiões do nosso Brasil”, afirmou.

Logo após isso, dos dias 11 a 14 de novembro, três alunas da LASMI representaram a Esamaz no 71º CBEn (Congresso Brasileiro de Enfermagem), em Manaus. No Congresso, com o tema “Enfermagem e os sentidos da Equidade”, as alunas Nicole Lobato, Laíze Corrêa e Paula Victória Neves apresentaram o trabalho “A Importância do descarte adequado do lixo com base na teoria ambientalista para promoção da saúde em uma ESF Belém/PA: Relato de Experiência”.

Segundo o trio, a participação no evento foi importante para compartilhar, com os demais colegas de curso, os conhecimentos aprendidos e vivenciados na Esamaz e também aprender com mais sobre outras realidades para melhorar a prática assistencial de enfermagem. “Eventos como esse contribuem significativamente para os alunos de graduação, como eu, uma vez que aqui temos a oportunidade de extrair informações de diversas áreas de conhecimento e, especialidades, da enfermagem, fazendo com que futuramente sejamos mais capacitados para atuar dentro dos serviços de saúde”, disse a aluna Paula Victória Neves.

Galeria de Imagens