Alunos de enfermagem participam de simulado sobre atendimento pré-hospitalar na Esamaz

  • Publicado em 30/11/2016
  • Notícias Enfermagem
  • 1814

Acadêmicos do curso de Enfermagem da Esamaz, estudantes de cursos técnicos de enfermagem e alunos do curso de outras instituições participaram de uma palestra com o Dr. Guataçara Gabriel, no auditório da unidade Municipalidade, nesta terça-feira, dia 29. Logo depois eles assistiram a uma aula prática sobre como deve ser feito o atendimento pré-hospitalar em um acidente de trânsito. O exemplo escolhido foi um motoqueiro que havia sido vítima de uma colisão.

Considerado um dos maiores especialistas na área de urgência e emergência do país, o Dr.Guataçara Gabriel, que é Ortopedista e Traumatologista, deu primeiro as explicações teóricas sobre como os profissionais de enfermagem devem agir nesse momento onde eles podem salvar uma vida e evitar sequelas ainda mais graves na vítima.

“ O primeiro passo é fazer a visualização da cena do acidente e planejar rapidamente a melhor forma de resgatar a vítima”, disse ele.

Ele indicou todos os passos que os enfermeiros devem fazer em seguida. Depois foi feito o simulado, onde uma estudante de enfermagem representou a vítima e outras três fizeram o papel da equipe de resgate. Foram realizados todos os procedimentos necessários, desde a remoção da vítima para maca até a chegada na ambulância e o atendimento no caminho até o hospital.

Segundo a Coordenadora do Curso de Enfermagem da Esamaz, Elisangela Mendonça, foi uma ótima oportunidade para os estudantes aumentarem seus conhecimentos sobre o assunto “ Muitas vezes as vítimas sofrem com procedimentos incorretos realizados no momento do resgate. Aqui eles já podem ter uma idéia de como fazer tudo certo”, disse ela.

Ainda segundo ele, os enfermeiros hoje fazem parte da equipe do Samu e eles precisam estar capacitados para atuar em situações de risco, que acontecem fora do hospital.

“ O socorrista tem que aprender a lidar com resgates em rios, igarapés, ruas, festas, incêndios, etc... São inúmeras situações que podem acontecer”, completou ela.

O estudante Iracildo dos Santos, que faz o 7º semestre de Enfermagem, na Esamaz, participou da comissão organizadora do simulado. “ É muito bom saber que o evento alcançou seu objetivo e trouxe bons resultados aos participantes. Tudo isso fortalece nossa grade curricular e será de fundamental importância para nosso futuro profissional”, disse ele.

A acadêmica Thays Mattos, que também estuda na Esamaz, disse que foi muito gratificante participar da palestra e da aula prática. “ Foi um privilégio receber esses conhecimentos de um profissional tão renomado como o Dr. Guataçara, até porque é a área que eu quero seguir, a de urgência e emergência”, disse ela.

TEXTO E FOTOS: CHRISTIAN EMANOEL (ASSESSOR DE IMPRENSA/ ESAMAZ)

Galeria de Imagens