Ações Sociais da 6ª JOE atenderam cerca de 300 crianças e idosos em Belém e Bujaru

  • Publicado em 22/05/2018
  • Notícias Odontologia
  • 1506

Cerca de trezentas crianças e idosos foram atendidos pelas ações sociais da 6ª Jornada de Odontologia da Esamaz. Entre as entidades beneficiadas estão o Lar Acolhedor da Tia Socorro, Centro Espírita Joana Angelis, Instituto Casa Ronald Mc Donald e Casa Pão de Santo Antonio. Os alunos repassaram dicas de escovação, prevenção de cárie e distribuiram kits de higiene bucal.

O trabalho foi coordenado pela acadêmica Nadine Carvalho,diretora de Ação Social da VI JOE. “ O papel dos universitários não se restringe somente a absorção de conhecimentos, mas ao repasse dele em benefício das mais diversas instituições sociais.”, disse ela
Os alunos fizeram uma campanha para arrecadar kits de higiene bucal e durante as ações realizaram palestras de prevenção, escovódromo e demonstração lúdica da técnica de escovação.
A primeira ação foi realizada no dia 14 de outubro de 2017, no Lar Acolhedor da Tia Socorro, em Mosqueiro. Participaram 30 acadêmicos, todos integrantes da Comissão da VI JOE, a cirurgiã dentista Lídia Martins, o professor André Nascimento. 25 crianças e adolescentes foram atendidos.
A segunda ação foi realizada no Centro Espírita Joana Angelis, localizada no bairro Paraíso dos Pássaros, em Belém, no dia 02 de dezembro de 2017. Nessa ação eles contaram com a presença do Centro Acadêmico de Odontologia da Esamaz (CAOE) e a Atlética Permanente.
A terceira ação foi realizada em Curuçambaba, no município de Bujaru, no dia 03 de dezembro de 2017. 70 crianças dessa localidade foram atendidas.
No dia 24 de fevereiro de 2018 ocorreu a quarta são social, no Instituto Casa Ronald Mc Donald. Foi desenvolvida com parceria das acadêmicas de enfermagem integrantes do projeto Anjos da Enfermagem.
A quinta e última ação foi desenvolvida na Casa Pão de Santo Antônio,que abriga idosos. Os acadêmicos realizaram a prática de orientação bocal não só aos moradores do local, mas principalmente as cuidadores de cada um deles, uma vez que a maioria tem suas limitações. “ Também fizemos brincadeiras e nos despedimos com muita música e diversão”, explicou Nadine.
As ações sociais da JOE contaram com apoio do Diretor Geral da Esamaz, o professor Reinaldo Williams, que fez a liberação do tratamento odontológico gratuito aos casos necessários na Clínica da Esamaz.
Os acadêmicos que se dedicaram a esse belo trabalho de responsabilidade social também tiveram total apoio do professor André Nascimento.

“Acredito que muito mais do que levar conhecimentos saímos dessas ações cheios de experiência e prontos a olhar o outro de uma nova forma”, finalizou Nadine.

Christian Emanoel/ Assessor de Imprensa da Esamaz

Galeria de Imagens