Acadêmicos do primeiro período de Direito da Esamaz participam de Tribunal do Júri - Simulado

  • Publicado em 30/05/2022
  • Notícias Direito
  • 178

Os acadêmicos do primeiro semestre do curso de Direito da Esamaz realizaram na última sexta-feira (27), no auditório da Esamaz - Polo Municipalidade, um Tribunal do Júri - Simulado sobre a clássica obra O caso dos Exploradores de Caverna, publicada em 1949 pelo jurista britânico Lon L. Fuller.

A atividade, sob supervisão da professora do curso de Direito, Carla Peixoto, proporcionou aos acadêmicos a experimentação e o aprendizado sobre a dinâmica de um estudo de caso jurídico. Ao final do evento os alunos receberam certificado de participação.

Resumo do Caso

O caso jurídico se passa no ano de 4.300, na localidade de Newgarth, cidade fictícia que fazia parte da Commonwealth, em que quatro acusados, membros de uma sociedade que explorava cavernas, foram condenados pelo homicídio de um quinto membro, chamado Roger Wethmore, no interior de uma caverna de rocha calcária.

O assassinato se consumou pois, enquanto os cinco exploradores estavam vivenciando a sua aventura e explorando a caverna, ocorreu um deslizamento de terras que fechou a única entrada, impossibilitando-os de sair, de maneira a permanecerem presos sem comida e sem água por muito tempo.

Os exploradores decidiram, então — por ideia de Roger Wethmore — que um deles iria servir de comida para os outros quatro, pois só assim conseguiriam sobreviver, e a escolha do membro seria feita por meio da sorte, jogando-se com os dados que um deles havia levado consigo. Wethmore, após conseguir convencer os colegas, desistiu da ideia, no entanto, os dados o escolheram e, no 23º dia em que estavam presos, foi morto pelos demais.

Se interessou pela área jurídica. Faça Direito na Esamaz! Inscreva-se no processo seletivo Vestibular 2022/2. Inscrições até 09/06/2022. Prova presencial dia 12/06/2022. Acesse aqui!

Galeria de Imagens