Acadêmicos de Serviço Social da Esamaz promovem ação de conscientização neste Carnaval

  • Publicado em 24/02/2020
  • Notícias Serviço Social
  • 1046

Com o tema "Folia sim! Assédio não! Carnaval 2020" a turma do 5° semestre (tarde) do curso de Serviço Social da Esamaz promoveu na última sexta-feira(21) uma ação voltada à comunidade acadêmica sobre como coibir os atos libidinosos de forma não consensual, bem como a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).

Durante a ação foram distribuídos preservativos e informativos sobre os assuntos.

Contra o assédio

O carnaval de 2020 será o segundo após a sanção da Lei Federal nº 13.718, de 2018, que tipifica como crime a importunação sexual. Pela lei, são consideradas assédio atitudes libidinosas sem consentimento como puxão no braço, beijo forçado, xingamentos, toques íntimos, entre outros. A pena pode variar entre um e cinco anos de detenção.

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. Se não tratadas adequadamente, podem provocar diversas complicações e levar a pessoa, inclusive, à morte. 

 

Galeria de Imagens